Cosas Raras: Curiosidades Argentinas

26 de nov de 2012

Da série post de cultura local é cool, uma série de curisiodades dos hermanos pra saber e não estranhar.

- Médico: clínica vs. apartamento
É NORMAL ver um consultório médico ou odontológico em um edíficio residencial, ok? Clínicas são raras aqui em Buenos Aires e quando você se acostuma a ir no gineco do prédio do lado da sua casa vai ver o quanto é comodo ahaha. Mas ainda assim, estranho. Não pensem que é falta de profissionalismo. Minha dentista, por exemplo, tem um consultório MARA num prédio normal e ela é EXCELENTE.

- Senha pra qualquer coisa
Parte da burocracia argentina é ter que tirar senha pra qualquer coisa. Prova disso é entrar na padaria e pegar senha, sorvete, antes de ser atendido em hospital, farmácia, etc. Na dúvida, sempre procure senha.

- Fila pra ônibus
Entre as curiosidades, essa é a que eu mais curto. Acho super certo ter fila pra ônibus, e AI se você fura. Não faça isso que o povo briga mesmo. Aqui todo mundo usa transporte público e é educado respeitar a tua vez de entrar no bendito. Isso porque daí quem chegou primeiro tem preferencia de assento (quando sobra um) e pra entrar também, porque uma vez que o bus lota, ninguém mais entra.


- Venda de carro
Se, por algum acaso, você ver um galão de água em cima de um carro quer dizer que o auto está a venda.

- Nomes de rua e esquinas
Buenos Aires é super fácil de se localizar, prova disso é a organização das ruas. Aqui você se acha por esquinas. Exemplo? Avenida Santa Fe y Julian Alvarez, ou Avenida Cabildo entre Mendoza y Olazabal e por aí vai. Isso quer dizer que, no caso da Sta Fe e Julian Alvarez que o local que você vai ir está perto dessa esquina, no caso da Av Cabildo, quer dizer que a casa/ loja, etc, fica na quadra que vai da rua Mendoza a rua Olazabal, É MUITO FÁCIL.
Outra maneira também de se achar é dizer somente a altura do número, não o número corretíssimo, ou seja, Avenida Libertador al 2300.
E outro detalhe essencial é que a maioria das ruas segue um padrão de contramão e mão, ou seja, geralmente, uma rua é contramão a outra não. Rimou ahaha, e também vale dizer que os números de uma rua são iguais a da outra paralela. Ou seja, a Avenida Juramento 2000 é na mesma altura de quadra da rua paralela, Cuba al 2000. Entendem? Moleza demais.

- Crianças adultas
Ainda que não seja uma curiosidade, é normal ver criança em café, ok? E não estranhe se o pequeno pedir café com leite com medialuna e ficar comportado o tempo inteiro. E também é NORMAL ver várias mini pessoas super acordadas as 2h da manhã, eles aprendem desde pequenos que a vida noturna aqui é excelente.


- Hola, me puedo sentar?
Não estranhe se, por exemplo, no McDonald's você estiver sentada numa mesa de 2 pessoas sozinha e alguém pedir para se sentar ao seu lado. Isso porque se todas as mesas estão cheias e você não está usando a cadeira, provavelmente, alguém que queira comer, vai pedir licença para se sentar na mesma mesa que você. E isso também é ótimo e super legal da parte deles.

- Tenés fuego?
Outra coisa também é se acostumar quando argentino te pede ''fuego'', CALMA. Ele só quer ascender o cigarro.

- Telegrama de demissão
Normal teu chefe pedir pra você mandar um telegrama de demissão quando você quer sair da empresa. Ou quando ele quer te mandar embora, ele também manda esse telegrama pra sua casa, vai entender...

- Pairar com um cortado
Ainda na parte dos cafés, aqui é NORMAL você se sentar para tomar um café e ficar horas na mesa sem que o garçom te peça para sair, e eu amo isso. É comum dos argentinos se sentarem para ler jornal, a tarde, pedirem um café e ficarem por horas. LYNDO DEMAIS. E ah, geralmente, os cafés vem com água com gás, ou mini suquinho de laranja e um petit four *-*


Curtiram?

33 comentários

  1. Adorei este post!Nossa, tem tanta coisa engraçada aqui.. Vou pensar umas também :)

    ResponderExcluir
  2. Amanda, obrigada! Você desvendou o maior mistério da minha vida portenha! Os danados dos galões em cima dos carros. Eu e meu namorado ficávamos filosofando sobre o porque disso, mas nunquinha imaginamos que era para anunciar a venda dos carros.
    hahhaahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA sério? Acho TÃO engraçado! Vou pesquisar pra saber de onde saiu isso! Besos

      Excluir
  3. Desse jeito mesmo. Essa coisa do telegrama eu choquei muito. Meu namorado trabalha com sistemas e quando me contou um caso desses, caí pra trás. Como era sistemas, pra piorar, o cara não podia ser notificado com atecedencia pra garantir a segurança das informações. Ele recebia um telegrama e no dia seguinte simplesmente NÃO PODIA colocar os pés na empresa. O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Um horror e super antiquado, ahaha, vai entender.

      Excluir
  4. Jordana Teles Resende26 de novembro de 2012 07:04

    Amanda aqui vai um pedido de post, vc podia falar de coisas culturais no trabalho, tipo assim, quanto é o salárioo minimo ai? existe salario minino? as empresas trabalham com comissão? existe aqueles beneficios igual aqui no brasil( vale transporte, vale alimentção, plano dentÁrio e de saúde), questão da carga horária e tals, entendeu ??? bjokas de Goiânia-Goiás :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotado Jo! Vai dar um belo post! Beso

      Excluir
    2. Jordana Teles Resende26 de novembro de 2012 16:11

      Uhuuuu oba o// bjos

      Excluir
  5. isso de poder passar a tarde num café sem ninguém te enxotar me salvou a vida nos últimos apagões... não tinha luz em casa e precisava estudar/fazer trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO, além de estudar eu trabalho também nesses cafés! ADORO. Besos

      Excluir
  6. Menina, AMO esses posts de cultura local. Mesmo. Acho que eles vão fundo em coisas que jamais supomos e nos colocam frente a frente com nossa própria cultura. Por exemplo, deve haver coisas aqui no Brasil que os argentinos acham bizarroooo tb :) Esse lance do galão d'água sobre os carros não tem como adivinhar, haha. E vamos combinar, tem coisa mais linda ficar sentada tranquilinha num café logo cedinho pela manhã ou no finzinho da tarde? LYNDO mesmo, Amandete. Quero mais posts como esse. Pronto, falei :) Besos, amore!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHUUUUU, pode sugerir post de cultura local que as vezes eu fico sem imaginação ahaha, beso!

      Excluir
  7. Adoreeeiiiii o post Amanda!!! essa do galão em cima do carro eu também não sabia! hahahahaha que engraçado! quem dera que tivesse essas filinhas na espera do bus e não esse empurra empurra que tem aqui no Brasil né?
    e sobre os cafés, amo muito! não existe coisa mais gostosa do mundo que tomar um café e comer uma media luna de manteca ou um sandwich tostado de miga lendo um livro super tranqui... aiaiaia <3 que saudades!

    Besito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala Gabi, amo MUITO flanar por cafés <3.

      Excluir
  8. ADOREI as "curiosidades argentinas".

    Fale mal quem quiser de los hermanos. Mas, na minha opinião, eles estão zilhões de anos luz a nossa frente no quesito educação, viu!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah em alguns pontos eu também acho, beijo!

      Excluir
  9. Oi Amanda,

    Parece uma descrição de Lisboa, ou, de uma forma geral, de Portugal. Tirando o galão de água em cima do carro (não, aqui não temos esse costume) e o telegrama de demissão (aqui preferimos correio registado com aviso de recepção para tudo o que é importante, nomeadamente, demissão; usamos e abusamos!), o resto é igualzinho! Quanto aos cafés, para o pessoal não ficar horas e horas na mesa e só consumir um café ou uma cerveja, há o costume de impor um consumo mínimo, mas, fora isso, é costume dos portugueses passar muito tempo com os amigos no café e estudar (sozinho ou em grupo) tardes inteiras no café ou esplanada. Aliás, a maior parte dos cafés tem internet. Quem não quer estar sujeito a consumo mínimo obrigatório ou ficar sendo pressionado para consumir pode optar pelas zonas de alimentação dos shoppings. Muitos dos shoppings têm áreas com luz natural e até jardim e, claro, esplanadas. Adoramos esplanadas por aqui!
    Obrigada por mais esse post!
    Beijinhos
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza! Daqui a pouco você vai me convencer a fazer um ''Lisboa Para Chicas''. Imagina que TUDOOOO! Haha amei! Beso

      Excluir
  10. Ah, e fico esperando esse post sobre condições de trabalho!
    Beijinhos
    Tereza

    ResponderExcluir
  11. Outra coisa interessante que vi por aí, são os garçons carregando bandejas com capuccinos ou cafés e levando para algum lugar. E pelo meio da rua! Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahah É MESMO! Vou atualizar o post depois com isso :) Amei!

      Excluir
  12. Bah, Pra mim foi curioso a surpresa do pessoal nos comentários em relação a parte de poder ficar tomando café sem que o garçon peça pra sair. Pelo menos aqui onde eu moro, (Joinville, Santa Catarina) isso também é permitido. Pra mim foi surpresa saber que em outros lugares no Brasil não é. Engraçado como a gente tem vários países dentro de um Brasil, cada um com seus costumes e regrinhas urbanas ahuahau. Aqui também é costume ficar em cafés, lendo, conversando, usando a wifi do local, enfim... Ninguém pede pra sair não.
    Agora o telegrama sim, foi uma surpresa grande pra mim hehe.
    Surpresa porque eu nem imaginava que as pessoas ainda usassem telegrama em 2012. Principalmente pra demitir alguém. E a água no carro então? Bizarro ahauhauahauh.

    *Também amo esses posts culturais e também tenho a mesma curiosidade da Jordana, seria tri legal saber como funciona o trabalho aí.*

    Um beijinho Amanda. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty! Coisa boa saber que em Joinville o povo é assim também *-*
      Thanks pelo comentário :) Beso

      Excluir
  13. Adorooooooooooooooooo posts culturais. Gostaria que tivesse mais posts culturais no blog. Eu gostaria de saber também sobre os habitos no trabalho, se arrumar emprego ai é dificil, plano de saude, médico dentista e se ai tem muito transito e engarrafamento :)

    Amanda você é muito 10 e seus posts super me ajudam. Estou querendo mudar para BsAs e venho ao seu blog TODO DIA :p

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer intercâmbio na UBA ano que vem e vim aqui endossar o coro pelos posts culturais :) Parabéns pelo blog, Amanda! Venho toda semana ler e sonhar com a minha vida de 2013, hahaha

    ResponderExcluir
  15. Achei coisa linda de ser ver as filinhas pra entrar no ônibus. E as senhorinhas todas arrumadas e maquiadas andande de ônibus. Tb super curti usar a internet dos cafés e bares sem ninguém me azucrinando. Curti muito Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  16. Aqui em São Paulo, dependendo do terminal ou do ponto de ônibus, tem meio que uma "regra implícita" e todos que sempre pegam tal ônibus sabem que ele tem fila... E se vc cortar fila, vc MORRE! haha
    Já em outros pontos (a maioria) é um salve-se quem puder!
    Adorei o post!

    :*

    ResponderExcluir
  17. Amanda de deus, aproveitando você ter citado dentista, o que é o dente desse posso, tu mira no boy quando ele abre a boca tudo preto, e nem é só de café/mate/cigarro. Tô chocada!

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .