Um Apartamento "normal" em Buenos

12 de nov. de 2012

É quase uma odisséia alugar apartamento de longa temporada em Buenos Aires. Pra quem quer morar aqui por bastante tempo (ou tempo indeterminado mesmo) tem que começar a procurar lugar com uma certa antecedência se não quiser cair nas mãos de aps de estrangeiros.

     Aqui o procedimento é parecido com o do Brasil, só que não. I mean, comissão de imobiliária chega até a 3 meses de aluguel, se você não tem fiador na cidade (o que é muito comum) os donos dos aps cobram uma taxa que pode ser até dois meses de aluguel que eles chamam de depósito, enfim. Eu sei que tem que ter um bom pé de meia pra poder alugar um ap comum aqui. Ainda assim, depois que você consegue alugar um é uma delícia. Se pensamos que as contas de água, gás, luz não são tão caras (gás por exemplo chega a ser 20 pesos por mês, barbada) dá um alíviozinhho.

     Agora algo peculiar são os apartamentos típicos da capital argentina. Vou listar aqui curiosidades que pra quem vem de fora é algo horrendo, mas entendam, que é cultura local e que isso faz parte da decor deles - principalmente quando o ap é antigo (tem MUITOS aqui).

- Persiana de quartos e salas. É de praxe ter persiana nos quartos e nas salas. Na real essas persianas são de madeira e uma porcaria quando dá pra emperrar, geralmente o maior problema com elas é quando a cordinha que você usa para puxar (haja força) emperra lá dentro do vão, daí tem que chamar um macho pra arrumar. De resto fica até bonitinho.

- Cortina no banheiro. Ok, não te assusta, os banheiros aqui geralmente tem espaço para cortinas só. Não é muito do argentino usar box. Não sei porque... Mas eu peguei até carinho pelas benditas, viu? Tem umas cortinas tão lindas cheias de desenhinho ahaha.

- Não tem lavanderia. Quando tem é um tanque na cozinha. É vero, também não sei porque mas é normal não ter um espaço dedicado a lavanderia (até mesmo em aps grandes), quando tem lavanderia é minúscula ou senão é um tanque na cozinha, falando sério. O que muitas vezes tem em edifícios são lavanderias comuns que ficam ou no térreo ou no último piso do prédio e, que, funcionam com moedinhas.

- Não tem piso frio. Isso também é por causa do frio que faz nessa cidade, mas é muito raro ver algum ap com piso frio. Sempre é assoalho ou carpete de madeira.

- Banheiros coloridos. Taí outra curiosidade, é muito comum ver banheiro azul, rosa, bege...

- Banheira quase sempre. Ah, outra característica de banheiros argentinos. Quase sempre há banheira no área do chuveiro, ok? Nem pensa que é luxo, é normal.

- Maioria tem solarium. Yeap, a maioria dos aps aqui, mesmo que antigos, tem no último piso o solarium, isso porque argentino AMA tomar sol nas sacadas ou no bendito solarium.

- Elevadores super antigos. Haha não preciso comentar né? Acho que dá pra contar nos dedos de uma mão a quantidade de vezes que entrei num elevador que fechasse a porta sozinho ehhee. Nem liguem é normal.

- Garagem. Eu já comentei isso aqui, mas é bem comum um ap não ter garagem, e se tem é uma só.

- Primeiro piso tem pátio. Aiii isso é algo que eu AMO. Quase sempre os primeiros andares dos prédios tem um tipo de um quintal na área da sacada, isso faz com que o primeiro piso seja sempre um pouco mais caro que os demais.

- Aps grudados. Quem já viu sabe que Buenos tem um prédio, literalmente, grudado no outro. O que rola um aspecto de bagunça visual, mas ninguém se importa.

- Aps diferentes por tamanhos diferentes. Outra coisa legal pra explicar. É bem comum ver que alguns prédios tem formatos diferentes e não seguem padrões, isso porque é normal que em um edifício tenham vários tipos de aps. No meu, por exemplo, são 3 tipos de aps: um dormitório, dois dormitórios e três.

- Ambientes e quartos. Aqui um erro que pode ser comum. Que um ap tenham três ambientes NÃO significa que ele tenha três quartos, ok? Ambiente aqui é considerado como sala e quarto, sendo cozinha e lavanderia e etc não como ambiente. Então se um ap tem 4 ambientes quer dizer que ele tem 3 dormitórios e 1 sala.

- Armário embutido. Isso é algo bom, a maioria dos aps aqui tem belos armários embutidos.

- Portas que não abrem sem chave. É uma das coisas mais importantes a levar em conta são as portas. Muitas portas aqui não se abrem sem chave (mesmo que n{ao estejam trancadas) do lado de fora. Altas vezes tive que chamar uns carinhas para abrirem a porta pra mim porque saí, esqueci a chave e não dava pra abrir do lado de fora. Cuidado.

Ufa! Acho que tá bom, né?

20 comentários

  1. Amanda, quando me mudei e o ape ainda tava vazio, fiz um video. Da pra ver algumas das coisas que vc disse :)
    http://youtu.be/4-K4ZWs5MRw

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda,
    sempre quis passar um tempo em Buenos Aires...
    ficar por ai, um ano..
    pra conhecer melhor, eu amo!!
    queria que minhas filhas conhecessem outras culturas..linguas...
    tivessem essa oportunidade.
    O unico problema, é que nunca consigo apto para morar..so para temporada.
    voce tem alguma imobiliaria para indicar..algum site??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris! Acho super válido, é muito enriquecedor morar em outro país, viu?
      E olha, eu sempre indico pra entrar nos classificados do La Nacion e do Clarin!

      Beso

      Excluir
  3. Sigo buscando, Amandete :) Se souberes de qqer coisa, me avisa, hein? Beso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, me esqueci de perguntar: é fácil encontrar um apê já mobiliado com tudo, tudinho: de panelinhas à TV?! :P Prática que só :)

      Excluir
    2. Fácil é, só que bem mais carinho :s

      Excluir
  4. Oi Amanda! Adorei o post, resumiu super bem todos os detalhes da epopéia dos aluguéis e apartamentos... Confesso que no começo eu achava tudo muito esquisito, mas agora já estou tao acostumada que já nem lembrava de certos detalhes, (hoje) me diverti em lembrar como foi quando me mudei pra cá. Nós tivemos MUITA sorte de conseguir alugar o apê direto com a dona, que é conhecida nossa, entao nos poupou do estresse burocrático e do estresse $$$. hihi! E a área de serviço era o que eu mais sofria para encontrar, nao consigo entender como as pessoas podem viver sem um tanque em casa... quando eu ia visitar apartamentos com imobiliária, os caras até se espantavam porque eu queria um tanque... haha! Por sorte nosso atual apê tem uma mini área de serviço, grudadinha na cozinha, mas separada por um murinho. :)
    E sem contar que quando eu ia ver apartamentos com imobiliária, me sentia numa corrida maluca, porque sempre tinha fila de interessados (porque marcam os horários todos juntos para a vista), e quem tem o $$ e a documentaçao antes, ganha! Parecia uma competiçao... que estresse!
    beijo beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiê que bom que vc tem lavanderia, eu não tive a mesma sorte ehehe.

      Excluir
  5. Oi Amanda! Mto bom o post de hj, porém as contas já nao sao tao baratinhas... sem o subsidio do Estado, em alguns bairros, os serviços ficaram tao caros como no Brasil, obviamente lembrando que pagamos cada dois meses...20 pesos pelo gás??? Where??beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, mas ainda dá pra pedir subsídio hein! Tem que comprovar só, um saco mas vale a pena :)

      Excluir
  6. O procedimento e os apês são iguais aos da Europa, Amanda.
    Lá eles também pedem alguns meses de aluguel antecipado e devolvem quando retorna o apê.
    Lá também é cortina e banheira, o que eu odiava porque sempre molha tudo. Não entendo.
    E as persianas de rodar, pqp, uma vez estragou a do meu quarto, a corda era super antiga e arrebentou.
    Foi muito meleca mandar arrumar. Sorte que a dona do apê pagou, porque tava velhão mesmo e não foi "culpa" nossa. Ufa!

    Beijos argentininha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda,muito bom o post,porém vc esqueceu de dizer também que na maioria dos predios,os interfones não abrem a portaria,temos que descer para abrir ¬¬ enfim coisas dessa adorada Argentina....ahhahha

    ResponderExcluir
  8. Amanda:

    vc se esqueceu de falar dos bidês...

    Não vi nenhuma ducha higiênica nos banheiros daí...

    ResponderExcluir
  9. Olá Amanda, tenho muita vontade mas também medo de ir morar em BA.
    Vc conhece alguns sites de imobiliárias que fazem aluguel por longa data, como no Brasil? - Procurei na internet mas só encontrei por temporada =/
    Ficaria muito feliz se pudesse me ajudar.
    Me apaixonei pelo blog, estou lendo tudo rs!

    Bejo

    ResponderExcluir
  10. Olá Amanda. Saberia me dizer se uma carta da empresa sendo fiadora é aceitável ai? E se teria alguma referencia ou indicação de imobiliárias para alugar apto vazio. Obrigada

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .