Día del Amigo

17 de jul. de 2013

Entre as milhares curiosidades de cultura local, a que eu mais curto é o fato de que os argentinos curtem mesmo o Dia del Amigo, que vai rolar no sábado dia 20 de julho.

É tão fofo o jeito que eles celebram aqui que até mesmo que você não tenha O amigo em Buenos, vale a saída pra ver o ânimo da galera aqui. Pessoal saí mesmo, faz amigo secreto, todos (todos) os bares/ cafés/ restaurantes da cidade trazem menú especial pelo dia. Enfim, uma festança só.

E daí que eu resolvi fazer um post especial pela data: amigos. Ter amigo argentino é meio diferente.

- Primeiro você tem que lutar pra conquistar a confiança, e isso não é fácil. É normal ele soltar um ''nos vemos'' e não te ver mais, por pelo menos,  2 meses.


- Segundo: é normal que algumas pessoas que você vê na rua e ela nem te cumprimenta, depois passe a ser seu melhor amigo.

- Terceiro: a melhor maneira de conhecer amigos é indo fazer algum curso, frequentando os mesmos lugares, conhecendo amigos de amigos de amigos, sendo aberta, espontânea.

- Quarto: uma vez que você passou a etapa da confiança, e olhe que isso pode demorar bastante tempo, você começa a chamar a pessoa pra ir na sua casa. O argentino entende que isso é muito importante, chamar alguém pra ir na sua casa demonstra que você gosta da pessoa e que confia nela. Não se importe em dar o primeiro passo, temos que aprender a ceder também.

- Quinto: depois que a pessoa vai na tua casa, pode esperar que ela vai se tornar mais amável e mais aberta, te chamando para sair. Não deixe de ir, argentino te chama algumas vezes mas se você não for, ele vai parar de te chamar.


Depois é normal que existam grupos enormes de amigos, de pelo menos 10, no qual todo  mundo se dá bem e parte da maturidade desse grupo é entender que cada um tem seu melhor amigo dentro do grupo. Ou seja, fulana não vai ficar braba contigo e com ciclana se vocês duas saírem juntas porque se dão melhor, pelo contrário, ela vai entender e vai também sair com a sua melhor amiga quando for conveniente.

Argentino não tem muito dessa coisa de cobrança, se der pra sair bem, se não der não é por isso que não há amizade. Argentino é muito fiel aos amigos, eu posso dizer que minhas amigas argentinas são poucas mas suficientes. Qualquer, mas qualquer, coisa que eu precise de verdade, elas estão lá. Sem brincadeiras.
E a partir disso, viagens são marcadas, festinhas, etc. Eu não sei dizer se elas são fura olho. Acho que como todas as culturas têm lá suas exceções, mas acho que num geral eles se dedicam mais a uma amizade verdadeira, ainda que seja difícil e um 'projeto' a longo prazo chegar lá.


Enfim, se você tem um amigo aqui (não, não me perguntem sobre amizade entre homem e mulher, tou descobrindo isso agora), sai no sábado, vai tá lindo o dia aqui! Vai pra algum café, bar, restaurante. Compra um presentinho. Todos os lugares vão ter algo especial então nem adianta fazer lista, mas sim, reserve!

5 comentários

  1. Flor, o día del amigo não é SÁBADO? :P
    Beijo, que lo pasemos genial!

    ResponderExcluir
  2. Awnn que fofo, deu até vontade de passar o dia do amigo aí...
    Vou pra BUE em Outubro e vejo teu blog todos os dias, mas tem uma coisa que queria te perguntar porque não achei falando sobre aqui no blog, queria saber quanto aos stúdios de Tattoo? Numa viagem de 5 dias, dá pra parar e ir a um stúdio fazer uma tattoo? Tenho vontade de fazer uma nem que seja pequena, em cada País que for e Argentina seria o primeiro, se der faz um post ou se já tiver feito me manda o link.

    Besos.

    ResponderExcluir
  3. Sim o dia do amigo é sábado, perguntei p meu namorado que vai comemorar com os seus... Que hermosa cultura Argentina, aqui onde vivo não é assim tão importante Día del amigo !

    ResponderExcluir
  4. "Buenos Aires para Chicas" com lindas meninas!!

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .