Dos Desabafos do Aumento da Passagem de Bus

30 de jun de 2014

Juro que fico angustiada quando reclamo que a passagem de ônibus aumentou 60% hoje e geral vem falar que é mais barato que no Brasil e que não posso me queixar. 

Vejamos no meu caso particular: pego bus todos os dias, até Olivos onde eu trabalho. A passagem até lá custava 3,7 e hoje começou a custar 4,7 (um peso a mais). Isso que o valor já havia aumentado esse ano. Em 6 meses de 2014, a minha passagem pro trabalho passou de 2,85 a 3,70 a 4,70. Nem quis ainda fazer a conta mensal porque não quero me estressar, mas me deixem reclamar, por favor!


Barato isso é para turista que tem a felicidade de trocar real a cambio paralelo por até 5.3 pesos a cada real. Sim, veja a cotação do real no paralelo no site: www.preciorealblue.com.ar. E mesmo se a troca rola no oficial, a cotação é bem boa: 3.6, veja aqui - www.bancopiano.com.ar.

Claro que assim fica barato, mas para quem mora em Buenos Aires, ganha em peso, enfrenta uma inflação descabelada cada vez que vai comprar algo e tem um aumento mequetrefe que não chega nem na metade da inflação real, o aumento da passagem de bus revolta.

Muita gente me pergunta se vale a pena morar em BUE, eu já fiz um post bem legal sobre isso que resumo agora em: economicamente, não. Por experiência e vivência, não só morar em Buenos Aires mas como tudo na vida, vale a pena.


Reclamem do Brasil, mas estando essa semana em SP me faz pensar que não sei, realmente, até quando vou aguentar morar nessa montanha russa, até quando meu dinheiro não vai valer nada, até quando vou ter que ter 3 trabalhos para poder pagar uma viagem legal ao ano (por 15 dias só, porque as férias são por duas semanas). Até quando vou deixar de guardar dinheiro de fundo de garantia (porque na Argentina não existe isso, assim como também ninguém sabe o conceito de vale transporte, ou alimentação ou refeição).

Exceto que tu trabalhe com turismo e tenha fácil acesso a fazer trocas de moeda no paralelo, viver como civil respeitado e trabalhador não é lá das tarefas mais fáceis na Argentina. E, infelizmente ou não, sou dessas que curte tudo bem certinho.


Morar sozinha, ganhando em pesos então: sinônimo de nunca (ou quase nunca) viajar decentemente. Ontem tive a surpresa ao tentar passar meu cartão de débito, que NUNCA precisou de desbloqueio no exterior, e foi dado como transação recusada. Tentei ligar hoje no banco e pelo jeito é mais uma das medidas do Banco Central, impedindo que você não gaste fora do país. Isso ainda que além de não poder gastar, quando você gasta tem 35% a mais de IOF, aham eu sei que dá pra pedir no Imposto de Renda depois, mas 35% e ainda ter o cartão bloqueado por tentar usar no exterior é pra chorar.

Eu sei que a cidade é incrível, que tem vida noturna ótima, que tem sossego e clima boêmio por onde quer que você vá. Eu vivo comentando sobre isso e admirando a cidade sobre isso, mas será que viajar para Buenos com real feito rica não é melhor que passar perrengue todo mês?

Desculpem pelo desabafo, mas hoje revoltei :(

Roteiro Band: passo a passo!

26 de jun de 2014

Faz TEEEEMPO que eu gravei o programa da Band mostrando um pouquito de Buenos Aires.

Até que tive a ideia de listar aqui os lugares que cada um foi caso vocês se interessem pelo itinerário:

Pedro
Estudante de Arquitetura, Pedro mora no bairro de Montserrat, com vista para o prédio que tem o rosto da Evita (Ministério de Obras Publicas), no final da Avenida mais larga do mundo, a 9 de Julio. Ele visitou a Ciudad Universitaria (campus da UBA na Costanera) e depois visitou a Costanera de fato.

Yasmin
A apresentadora que morava aqui em Buenos já voltou ao Brasil, no roteiro dela tinha o belíssimo parque Rosedal de Palermo, a sorveteria delícia Jauja e ela terminou a noite na balada glam de Bue, a Jet Lounge.

Murilo
Amigo meu e modelo aqui, Murilo foi pra linda cidade de Acassuso, onde praticou esportes no Peru Beach (que além de lugar pra praticar esportes é também bar super legal sempre falo dele), foi passear pelo Bairro Chino e foi jogar sinuca num bar que já perguntei pra ele qual é o nome ahaha.

Diana
Profissional de turismo que já voltou ao Brasil, a Diana passou a tarde se divertindo no Parque de la Costa, foi curtir o batuque do La Bomba del Tiempo e terminou a night na pizzaria clássica da cidade: Guerrin.

Eu
Comecei o dia na feirinha de San Telmo que rola todos os domingos por lá, depois fui almoçar no La Antigua Tasca de Cuchilleros (parrilla). Saí de lá e fui ver um jogo no estádio do San Lorenzo e terminei a noite num dos bares mais legais da cidade, o Franks.

André
Também profissional de turismo, o André contou um pouquinho sobre a Plaza de Mayo e o Caminito. Passeios clássicos da cidade.

E se você não viu, não perca:



Beijocas.

10 Motivos para ir ao The Argentine Experience!

23 de jun de 2014

Sempre estou comentando sobre as diversas razoes para ir ao jantar The Argentine Experience. E agora, venho aqui resumir as TOP 10 DELAS num post só, assim fica mais fácil de entender porque é tão imperdível.  

1) Você vai comer uma das MELHORES carnes da cidade, sem exageros. Melhor carne que de várias parrillas daqui, feita de acordo ao ponto que tu curte. Mal passada, bem passada, sangrando, etc.


Pega a suculência disso.


Sua cara agora:


2) Você vai aprender a falar outros idiomas se quiser, porque é lotado de gringo.


Mas agora o jantar tem guias brasileiros MUITO simpáticos. Tão simpáticos que ficam camuflados na foto grupal no final. 


3) Ahhh, deixa eu só comentar que a razão três é a opção vegetariana. Você pode escolher essa opção se assim quiser pra não ficar de fora da bagunça. Muito amor. Na primeira foto, o salmão.


Buenos Aires para Niños

18 de jun de 2014

Como prometido no facebook do blog, uma leitora pediu pra fazer post sobre o que fazer na cidade com chicos pequenos.

É certo que BUE, definitivamente, não é das melhores cidades para trazer pequenos. É um lugar muito noturno e bem diferente de qualquer cidade no Brasil onde vários restaurantes tem área de lazer pra eles e etc. Enfim, mesmo assim há algumas opções:

Zoológicos
Quase toda criança curte um zoo, né? Aqui em Buenos temos 3 que são mais conhecidos, o de Palermo, o Temaiken e o de Luján. Palermo é o mais simples de todos e fica bem na cidade, não sendo necessário deslocar-se tanto e dá pra encaixar com outros passeios.
Já o Temaikén e o de Luján, são longe. Ficam respectivamente em Escobar e Luján e você gasta o dia inteiro na função. Eu já expliquei nesse post aqui como é cada um deles, os prós e os contras e como voce faz para chegar.


Diversão
O Parque de la Costa é uma das opções para quem curte diversão, no entanto não aconselho ir em época invernal porque faz muito frio e os pequenos acabam nem curtindo. Pra quem está acostumado com parques legais, vale lembrar que esse aqui é bem simples.

Tem também o Parque de los Niños que é uma área verde a céu aberto localizada em Núñez com muita área pra criançada correr e de vez em quando rolam alguns eventos para chicos por lá.
Pros que curtem aventuras, a pista de gelo do My Way é bem legal e é diversão para toda a família, eu às vezes vou ahahaha.

No shopping de Abasto tem duas atrações bem legais para os pequenos: Neverland e o Museo de los Niños. O Museo é amor nacional dos pequenos aqui e um dos passeios mais legais para levar os filhotes, de verdade. É um museu mesmo recreativo que recria espaços pensados para as crianças, lá dá pra brincar de ser enfermeiro, médico, piloto, etc. Saindo de lá e na praça de alimentação do shopping tem o Neverland, uma área com jogos mais modernos e de cores chamativas.

Museo de los Niños.

Por último, na cidade de La Plata tem a Republica de los Niños. Quando eu fui era bem legal, não sei como está hoje, mas é uma mini cidade enorme, com casas pequenas, atividades para crianças, estátuas da Mafalda, shows e espetáculos. Quem tiver tempo suficiente para ir vale a pena.

Cultura e Conhecimento
O clássico Planetario e o Museo de Ciencias Naturales são duas alternativas bem clássicas que não deixam nenhuma criança entediada.

Museo de Ciencias.

Comidinhas e Restaurantes
Na hora do lanche, a sorveteria Munchis é a que os pequenos mais curtem: tem casquinha de todas as cores, dá para colocar confete e estando ou não frio, tem que ir. Também a loja de cupcakes Muma's oferece opções diversas de mini bolinhos, sempre engraçados e fofos e coloridos, para toda a família.

Muma's.

Para comer mesmo de verdade, o ambiente da Muu Lecheria é delicioso, com cores alegres e lanches diversos que acompanham bem milkshakes, já os restaurantes Pequeña Sociedad, o variado El Padrino, Casimiro e a parrilla La Escondida tem salões especiais para as crianças, salas de jogos e área de lazer para os mesmos.

Muu Lecheria.

Outra dica imperdível, mas mais para chicas niñas, é a loja Barbie Store, que além de ser repleta de coisinhas da Barbie tem também um salão para maquiagem, atividades, um cafécito lá dentro com comidinhas da mesma e muita fofurice. Até quem não é criança, ama.

Barbie Store.

Outros Links Legais
- A Mari do My Villa Crespo tem um post bem interessante explicando como Buenos Aires é uma cidade kids friendly, leitura obrigatória para os pais que querem trazer os filhos pra cá. Explica um pouco de como é a rotina dos pais aqui e como a sociedade convive bem sendo uma cidade tao noturna e adulta.
- A Fernanda tem um livro à venda chamado Buenos Aires para Niños, uma guia completa de como aproveitar a cidade com pequenos.
- Vale a pena também dar uma olhada nos posts de Ale do Destemperadinhos sobre mais comidinhas na cidade com crianças.

Quem tiver mais dicas pode colocar nos comentários.

Buenos Bien Chicas

17 de jun de 2014

Existe uma Buenos Aires bem menininha, essa Buenos é cheia de tecidos fofos, frufrus legais e feito por gente que realmente ama o que faz.

Hoje vou listar aqui uma série de marcas independentes de coisinhas para casa e afins que fazem sucesso na capital e que vocês podem se inspirar:

VIOLRAVIOL
Uma das marcas que eu mais amo para panos de mesa, aventais e fuxico. Elas começaram on-line e hoje tem uma lojinha bem fofa em Palermo Hollywood. Eu sempre que vou fico meio doente para comprar tudo e não dá vontade de sair de dentro da loja. Além dos produtos que eu citei, eles têm carrinhos e bolsas de feira, panos de prato, almofadas e tecidos diversos para você mesma costurar. Um amor.



HECHO EN TELAR
A lojinha é mais para puffs, eu amei tanto que ainda não sei quais comprar. Tem uns que tem croche em cima, achei tao fofo ahaha. Você faz o pedido pra Navarro e em 20 dias ele fica pronto. Além dos puffs, ela também faz flores de papel (muito cuidado fofo) e até pantufas!



Comfort Zones

12 de jun de 2014

3 dias atrás eu postei a seguinte foto na minha conta no Instagram:


Zonas de conforto. Elas são perigosas. Atraem, te fazem sentir comodo. Comodismo é ruim demais. É o famoso giro, de 360 graus: você sempre pára no mesmo lugar.

Muitas notaram que a página do facebook do blog mudou de Buenos Aires para Chicas para Amanda Mormito. E muita gente adorou, os meninos curtiram, vão poder por o me gusta. Tem gente que tem medo de que algo mude e estou aqui pra explicar o que, de fato, vai ocorrer:

- o blog NÃO, REPITO NÃO VAI deixar de existir. Vai continuar INTACTO aqui.
- a fanpage só que mudou o nome e já conto os motivos.
- no dia a dia, NADA VAI MUDAR. Vou continuar postando as mesmas coisinhas bobas que sempre posto, ok?

"Amanda, por que?"
Zona de conforto. Eu sempre comentei com vocês como eu amo viajar. E sentia que, de certa maneira, o nome do blog atrapalhava. Cheguei a conclusão de que, sim, um dia mais tarde eu iria me cansar e teria que recomeçar do zero. Resolvi, então, me prevenir e fazer isso antes.
Outra coisa muito importante e MUITO chata que estava e está acontecendo: pelo nome o blog começou a ser colocado em sites pornos da Ucrânia e etcs, e eu fiquei muito mal e triste demais. O nome do blog não vai mudar por conta disso mas estou vendo como tratar o problema com gente que entende. Tá bom?

O que de fato vai mudar:
- a médio prazo eu vou ter site próprio. Isso significa que iremos ter um site chamado Amanda Mormito, e nele vão ter dicas de outras viagens e DENTRO dele o Buenos Aires para Chicas estará instalado do jeitinho que vocês conhecem e ele JAMAIS vai perder o buenosairesparachicas.com. Ou seja que ele SEMPRE vai estar acessível através desse domínio. 
- a razão pela qual eu escolhi meu nome é porque não tem nada no mundo que você leve pra sempre e pra onde quer que você vá que não seja teu nome. Eu nunca vou enjoar dele, nunca vai deixar de ser meu.

Quem conhece o blog sabe que nunca houve outra menina fazendo, sempre fui eu sozinha para tudo: programação, fotos, textos, posts, etc. E vai continuar sendo assim. Portanto, Buenos Aires para Chicas, sou eu e mais ninguém, combinado? Digo tudo isso porque eu quero que vocês estejam tranquilas em relação as mudanças, se vocês curtem o blog vão curtir ele sempre porque ele sou eu, eu sou ele, ok?

Se eu tive receio quando resolvi mudar? Sim. Pensei que muita gente pode virar a cara e pode achar que eu quero me achar. A realidade é que longe disso eu penso muito em ajudar todo mundo e é por isso que o blog começou a existir. Pra vocês terem uma noção, meu pai não ama tudo o que eu posto (lembram do post do motel? Então, ele odiou que eu postasse aquilo), mas eu só disse pra ele que enquanto eu pudesse ajudar outras pessoas eu iria fazer.

Se eu tive medo de perder likes? Sim. Quem mexe com blog sabe que números contam quando você vai vender o espaço para alguma marca. Mas existe uma diferença entre fazer com amor e fazer para ganhar dinheiro. Juntar os dois é MARA, mas é muito complicado e hoje eu sei que faço mais por amor quando tenho uma carreira profissional em paralelo. Portanto, os likes para mim não são a coisa mais importante agora, meu objetivo HOJE é que vocês entendam que NADA vai mudar.

O que eu realmente quero com tudo isso? Que tudo o que eu postar tenha mais minha cara, e isso vai me dar liberdade para ser mais sincera, mais direta, mais eu. E mais importante, eu quero criar um espaço que não se extinga com o tempo. Que eu possa ter meio que para siempre. Imagina: Buenos, SP, Londres, Paris, Roma <3.

E se tiverem com saudades, lembrem que tem o grupo do Buenos Aires para Chicas no facebook que é de auto ajuda para qualquer pessoa que estiver vindo pra cá.

Dúvidas? Las quiero, no me dejen. Música pra vocês. 

Top 5! Lugares Novos na Cidade

10 de jun de 2014

Buenos Aires vive renovando e não tem como acompanhar tudo, luego o post de hoje traz 5 lugares que estão bombando e que eu ainda não tive tempo de ir fazer post.

Ralphs Bistro & Bar
www.facebook.com/RalphsBistro
Dos mesmos donos do Franks e do Nicky Sushi, o Ralphs chegou com uma proposta bem legal de tragos bons, comida boa e super bem localizado. No burburinho de Palermo Soho é uma boa opção para um brunch no domingo. Gurruchaga 1830, Palermo Soho.



Looks da Farm para o Outono Porteño

9 de jun de 2014

Geral me pergunta como está o clima aqui, e pra voce poder vir preparada, melhor coisa é ir se ajeitando com roupas brasileiras, né? Pensando nisso seguem aqui alguns looks da Farm que casam super com a temperatura atual.

Sweeter Coiote
Link pra loja online. Por R$ 198. Ocasião: para caminhar por Palermo com um casaco por cima.

Blazer Veludo
Link pra loja online. Por R$ 219. Ocasião: para ir jantar no Elena.

Sweeter Paetes
Link pra loja online. Por R$ 209. Ocasião: Para curtir um almoço no Oui Oui.


Calça Bouquet Chuvisco
Link pra loja online. Por R$ 249. Ocasião: Para curtir um dia chuvoso, veja aqui o que fazer.

Casaco Estrelas
Link pra loja online. Por R$ 189. Ocasião: Para curtir uma noite rock no Sheldon.

Saia Longa Fenda
Link pra loja online. Por R$ 119. Ocasião: Para sair on a date com um argento, e se não der certo toca pro Franks depois.


A lojinha online da amada Farm tá em liquida e usando o código B435 no campo "vendedor" e antes de finalizar a compra, você ainda ganha mais 10% de desconto e o frete é grátis. Promo válida até dia 14/6, quero tudo! www.farmrio.com.br/loja

Em Buenos Aires, Vai Ter Copa Sim!

4 de jun de 2014

Não vou começar o post falando sobre o quão é difícil passar a Copa do Mundo na Argentina porque eu já comentei nesse outro post aqui. Hoje é dia de pensar em o que fazer para amenizar isso. 

Sei que muita gente vai passar a data por aqui ou porque está fugindo da Copa, ou porque quer aproveitar o feriado ou simplesmente porque calhou de ser uma data legal para estar em terras porteñas. E é para vocês que o post vai ser dedicado hoje. Longe de polêmicas sobre o vai ter Copa ou não, vamos ver onde você pode assistir os jogos, se quiser, por aqui:

Praças Públicas
Com o apoio da prefeitura, a Plaza San Martin e o Parque Centenario vão albergar dois beeeelos telões que irão transmitir, en vivo, os jogos do Mundial. A Plaza sempre fica mais cheia porque conta da localização, ali em Retiro. Se você optar por lá pode ir almoçar no Dadá que fica bem pertinho e tem comidinhas deliciosas, ou tomar um café no Grand Cafe que vale muito a ida. Depois do jogo pode dar uma passada na Florería Atlántico, ou comer algo no lindo e charmoso Pony Line & Elena ou tomar uns drinks no super newyorker bar Basa.
Já o Parque Centenario fica no bairro de Caballito, um pouco mais longe do burburinho turístico, mas agradável por ser residencial. Se for pra lá compre antes uns pães na padaria mais incrível da cidade, a do francês Franck Dauffouis, garanto que o jogo vai até perder a graça tamanha deliciosidade das criações dele.

Bares & Restaurantes
Com o intuito de divulgar bem os jogos da Copa, o governo também lançou mão de uma campanha e instalou mais de 1100 antenas de TV em diferentes bares e restaurantes da capital, de modo que praticamente TODOS eles vão estar prontos para a transmissão. Legal né? Aqui vai ter Copa sim!


Dentre os milhares de bares, os mais esportistas são: Sugar, La Dorita e Locos X El Fútbol. Esses três já são conhecidíssimos por serem lugares de torcedores fanáticos, todos têm telões legais para ver os jogos e petiscos bons durante a jornada, além de ficarem super bem localizados.
Mas também tem o restaurante recém reformado Pizza Cero que instalou umas telonas, o Panadería de Pablo, Novecento, Krakow e Sullivans.
Agora se a ideia é se esconder e só ver do lado de brasileiros, as opções mais expatriadas são: Boteco do Brasil, Me Leva Brasil e Maluco Beleza. O Boteco tem comidinhas bem gostosas.


Em outras Copas eu acabei assistindo na casa de amigos (melhor opção) ou senão em algum bar com mais gringos. Geralmente os de Palermo, Recoleta e Puerto Madero têm bastante estrangeiro e tooooodos os lugares vão passar os jogos, seria impossível definir uma lista. Na dúvida se joga pras praças ou pra Plaza Serrano em Palermo, ou Calle Baez em Las Cañitas, ou barzinhos da Plaza Dorrego em San Telmo, certeza que várias TVs estarão ligadas. Para evitar confusão prefira esses lugares e fuja dos bares pequeninos, eu sei que eles são um charme, mas melhor não provocar. Ok? A gente sabe que com essas coisas, melhor não se meter. Também evite circulas pelas ruas da cidade com camiseta de futebol e afins e não cutuque taxistas perguntando se Pelé é melhor que Maradona. Argentino não vai bater em você, mas já paguei 70 pesos a mais numa corrida de táxi depois que o cara viu que eu estava indo assistir um jogo na casa de uma brasileira aqui. Fora isso aproveite e divirta-se, garanto que a torcida por aqui chega até a ser animado que no Brasil porque estando fora de casa é que você vira patriota mesmo, juro! As ruas do Centro, principalmente, ficam cheias de bandeirinhas argentinas assim como restaurantes, cafés e bares.

No link da revista Planeta Joy tem sugestões também de onde ver os jogos.


Pra quem não curte essa coisa de futebol, programação liberada. Nada vai deixar de funcionar porque é Copa, ok? No máximo as pessoas vão estar prestando atenção aos jogos, mas não é que um city tour ou um parque vai fechar por conta disso. Aproveita que a temperatura - ainda - está agradável e vai bater perna. Uma sugestão é não deixar de aproveitar a promo do Dia dos Namorados que fiz com a The Argentine Experience: um steak upgrade e um vinho cortesia para o casal que fizer reserva no nome do Buenos Aires para Chicas durante os dias 11, 12 e 13 de junho, um amor.

Preparados? Vai ter Copa! Pelo menos aqui.

A Cara do Outono de Buenos Aires

2 de jun de 2014

Acabei de voltar à Buenos Aires. Voltei com aquele ventinho fresco que antecede inverno. Com a vontade de comer comida farta e em lugares quentinhos.

Ainda que o frio não seja sinônimo só de comer (pero sí), vou postar aqui sugestões que são a cara do outono.

As Ruas
Ok, sounds generic, mas as ruas de Buenos ficam uns tapetes de folhas. Lindas e cheias de cor, juro que você não vai se importar em caminhar um pouquinho no frio para poder curtir o clima da estacão. Bairros com mais árvores trazem ruas com mais folhas: Villa Crespo, Palermo, Colegiales e Belgrano estão entre os preferidos.


Os Pátios e Comidas Calentitas
Vários restaurantes em Buenos tem pátios deliciosos e que ficam super a cara do outono na cidade. Alguns deles? Coco Marie, Olsen, El Último Beso, Pehache, Ultra e outros já vem com a programação menu renovado, o Ninina Bakery traz uma explosão em variedades de tortas e bolos bem gostosos. 

Coco Marie.

Olsen.

Pehache.

Ultra.

Pôr do Sol
Uma das coisas mais lindas de se fazer na cidade sem sombra de dúvida. As cores do outono deixam o clima por aqui bem bucólico que dá vontade de parar tudo e ver todos os dias essa paisagem. Tem até um post aqui no blog onde eu indico os melhores lugares para ver o pôr do sol. 


Bienvenido sea el frio!
SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .