Segurança: onde, quando e o que evitar

31 de ago. de 2012

Muita gente sempre pediu um guia da segurança em Buenos. A gente (brasileiro) é bem grilado com isso, né? Mas acho importante colocar aqui umas dicas sobre esse assunto, beleza? Mas primeiro, antes de tudo, pra começar: é a minha opinião, nem todo mundo vai pensar igual.

Buenos é mais tranquila que grandes cidades brasileiras nesse assunto, mas isso não quer dizer que não há violência, isso em todo lugar do mundo tem. Acontece que como aqui eles ainda são crus nesse aspecto, graças a Deus, é mais fácil identificar o malandrinho porque, enfim, nós brasileiros, já temos a malícia. Então em lugares cheios de gente pegar bolsa e sair correndo é mais comum, ou roubar no metrô também. Por isso, amiga, vou ser MUITO sincera, não me vem dizer depois que te roubaram no metrô e você estava lá gritando alto em português, chamou atenção do assaltante e deixou a bolsa do lado, né? Vamos ter cabeça e pensar que, assim como já disse, Buenos é mais segura mas há gente de má fé, sim. Muitooo já ouvi que roubaram fulano de tal em um restaurante porque a pessoa saiu pra ir ao banheiro e deixou a bolsa na mesa sozinha, gente, peloamor né! Você é um turista aqui, galera acha que turista bóia no dinheiro, claro, não chame atenção né. Vá ao metrô ou ande nas ruas mais movimentadas como se fosse na sua cidade, ficar atento aos pertences já tem que ser prática natural e cotidiana.

Bueno, separei os pontos mais visitados da cidade por nível de cuidado, isso mesmo: são 3 níveis que eu criei pra vocês terem uma noção mais fácil de onde ficar mais de boasssssss. Vamos ver:

- Nível 3: onde requer mais cuidado. Mas calma não assusta, ok? São bairros mais de centro que, como em toda cidade, durante o dia é cheio mas a noite é mais vazio. Portanto o Centro é mais pra ir de manhã-tarde, até umas 21h, depois quando o povo já foi embora as ruas ficam mais vazias mesmo e o bairro 'escurece' e não é muito indicado ficar andando por lá sem mais. San Telmo também entra nessa lista, aqui eu indico tomar cuidado sempre que possível, não é um terror de manhã ou a tarde, mas a noite é igual que o Centro: bem deserto, exceto onde tem bares e baladas, daí não, mas de resto é bem mais vazio mesmo. Na mesma onda Retiro, ok?
Agora La Boca, amiga, pufavo, não me deixe pra ir pra lá as 17h ou mais tarde. O bairro é bem simples e é bem mais afastado que qualquer outro local. Portanto opte por visitar o Caminito sempre de manhã ou até as 16h.

La Boca: visite cedo.

Outros bairros em volta do Centro tipo Constitución, San Cristóbal, ou pra ser mais fácil: Avenida de Mayo, Casa Rosada, etc... São sempre melhores quando está claro, ok? Porque, já disse, são locais centricos que a noite fica morto. Em outro lado Boedo, Abasto (shopping) aqui eu sugiro ter cuidado também sempre, assim como no Once. Ah, please, toma cuidado com a bolsa da Florida!

- Nível 2: Villa Crespo, Puerto Madero. Esses dois bairros são bem turísticos também. Vamos explicar o que eu acho. Villa Crespo é um bairro levianamente novo no turismo, então pra quem não conhece, sugiro ir até as 18h, depois se tu for comer em um restô determinado, ou se for num bar x vá direto ao local. Por que? Porque é mais residencial o bairro e não há praças, como em Palermo, cheias de muvuca. O boom da Villa Crespo é bem isolado, ou seja: é um restô aqui, outro do outro lado, e outro mais longinho. Eu adoro o bairro mas prefiro ir com o endereço certinho já, ok? No frio, principalmente, as ruas ficam mais vazias e pra quem não está acostumado com a vizinhança pode dar um sustinho. Mas se você quiser ir comprar couro, vá cedo, dale? Até as 18h eu recomendo, porque a parte do couro fica do lado oposto ao dos restaurantes e, portanto, é mais vazio também a noite. Se você for aos outlets não se preocupe, tem bastante gente, isso eu garanto.

Villa Crespo: vá com endereço certinho.

Puerto Madero, é assim: lindão de manhã-tarde, a noite eu sugiro ter cuidado nas áreas mais afastadas. Ou seja, ali perto dos restaurantes não há problema, mas existe a outra parte do bairro (do outro lado do Rio) que fica meio escondida e que, a noite, não tem uma alma viva. São espaços perto de prédios residenciais, em Madero Este que não tem gente. Ou senão perto da UCA nos diques mais afastados também não é muito legal. Mas, repito, perto dos restôs e onde tem gente não tem problema.

- Nível I: aqui é onde eu acho mais de boas tudo. Belgrano, Las Cañitas, Palermos, Recoleta/ Barrio Norte. Os dois primeiros são residenciais e tranquilos, nunca passei sufoco em nenhum lugar por ali. Palermo é delícia, tanto Soho, como Hollywood, Botânico, Chico são de boas. E a Recoleta e Barrio Norte também são mais tranquilos. Só devo avisar que na Recoleta tem que ficar um pouco mais esperto porque como é um bairro mais chic digamos, a noite, pode ser que tenha uns babacas rondando, mas não se preocupe :)

Recoleta: sempre linda.

Bom, chicas, é isso. Fiz pra ajudar, mas eu acho que no geral tomando cuidado com as coisas não tem problema. O fato de chamar atenção falando alto não é muito recomendável, porque tem gente que acha que turista está afundado no dinheiro. Buenos é uma cidade grande, assim como São Paulo, Rio, entre outras, que requer atenção sim, óbvio. A cidade cresce, a quantidade de gente também e, infelizmente, a quantidade de pessoas que não tem condições aumenta, e paralelamente aumenta a violência. 

25 comentários

  1. Boa! gostei do post!
    É sempre bom saber por onde andar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Só uma dúvida: é possível transitar entre Palermo Soho e Hollywood tranquilamente à noite. É que vou me hospedar no Soho e sei que tem alguns restaurantes que quero conhecer em Hollywood, dá pra ir caminhando sem problemas (claro, com os cuidados básicos de sempre)? Não me importo com a distância, gosto de conhecer a cidade a pé. Obrigada! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabii! Então, depende do horário e de com que vc esteja. Porque no caminho entre o Soho e Hollywood tem linha de trem e uma avenidona que não fica muito movimentada a noite. Então eu sugiro assim que nos bairros a vontade tu fica. Mas de um pro outro pega um taxi se for a noite, ok? De manha nao tem problema, mas a noite se tu ver que tá mais deserto, vai de taxi. :)

      Excluir
    2. Estaremos só eu e meu marido, então provavelmente acabaremos pegando táxi pra ir de um lado ao outro durante a noite. Minha dúvida era justamente pensando na linha do trem. Obrigada pela resposta!

      Excluir
  3. Adorei o post, Amanda!
    Da última vez que fui a Buenos Aires, o pessoal comentava sempre para tomar cuidado com os gatunos.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Amandita, qual (is) bairro (s) ficam perto da UBA? Algum desses seguros para morar? Obrigada pelo post, querida. E bom domingo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, confundiu agora! :P Facu de Letras?

      Excluir
    2. Eu não sei onde fica a de Letras.... procura saber, eu acho que é San Telmo.

      Excluir
    3. Dani, la Facultad de Filosofía y Letras de la UBA queda en Caballito, el barrio es lindo y tranquilo. Tienes bus y subte desde cualquier lugar donde te hospedes. spero te ayude. Saludos. Mapa: http://mapa.buenosaires.gob.ar/?lat=101682.672549&lon=102732.120268&zl=4&map=default&ver=2&dir=13061%3A1174::0*17128%3A480::0

      Excluir
  5. Olá Amanda!
    Amei seu post de segurança... Obrigada!
    Como faço para ir para Las Canitãs estando no centro???
    Aguardo retorno
    Karla

    ResponderExcluir
  6. Arrancaram minha camera do pescoço numa rua paralela a Defensa, no domingo quando rola a feira de san telmo. Eu estava super distraída e o cara veio do nada me rebocando puxando a camera do meu pescoço. Perdi todas as fotos da viagem e chorei um monte pela violência do roubo. É sempre bom ficar de olho, se for pra feirinha, nunca tente evitar a muvuca cortando por uma outra rua mais calma que sempre tem bandido :/

    E olha que eu sou carioca, vivo em são paulo e nunca fui assaltada por aqui. Dei muito mole mesmo. Fica a dica para as chicas ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amanda. Parabéns pelo blog. São excelentes as dicas.

    Vou fazer um curso de espanhol em jan/fev na UBA do Microcentro.

    Gostaria de umas dicas de onde seria o melhor lugar para ficar. Não estava querendo gastar muito com hospedagem para poder aproveitar melhor a viagem.

    Qual bairro recomendo? Hotel ou albergue?

    Muito obrigado!

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau tem post sobre isso no blog!

      http://www.buenosairesparachicas.com/2012/05/hospedagem-3-sites-para-alugar-um-ap.html

      http://www.buenosairesparachicas.com/2012/06/guia-bairro-bairro-onde-ficar.html

      Excluir
  8. ótimo Blog passei maior tempão lendo e nem vi a hora passar.

    ResponderExcluir
  9. Olá Amanda adorei o seu blog. Me diga se um hotel na rua 25 de Mayo é muito deserto?Bjus. Vera

    ResponderExcluir
  10. Olá Amanda, perfeito seu blog. Aproveitando, me dá um help? Iremos ficar no Hotel BE, endereço: Venezuela, 649 San Telmo. Porém iremos chegar quase uma hr da manhã e estou preocupada. Como podemos identificar os táxis confiáveis em BA, no Ezeiza?

    ResponderExcluir
  11. Passei por um momento bem tenso na Corrientes, mas no fim deu tudo certo, graças a Deus e nada aconteceu. No metrô é bem engraçado, porque é bem perceptível que é ladrão hahah precisam fazer uns workshops aqui no Brasil. Em relação aos ônibus, é mais de boa, Amanda? Pode acontecer de entrar um ladrão no taxi? Ou é só aqui no Brasil mesmo? Amo o blog, beijo!

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .