Carne Argentina: O Mapa do Boi

10 de set. de 2012

Não é de hoje e todo mundo sabe que carne argentina é o que há, né? Mas tem gente que se confunde na hora de pedir um corte diferente e pra isso achei uma solução. Vou tentar explicar com a minha leiga sabedoria os principais cortes pra você comer feito um animal. Vale explicar que o carne aqui é mais gostosa porque os animais vem de cruzamento entre raças européia e são criados nos pampas, regiões super planas onde morros são inexistentes.

Foto: In Spirits

Ok, se acalma. El asado é típico argentino. Aliás pra começo de conversa o nosso churrasco não tem nada a ver com o deles. Primeiro: não tem maionese, não tem arroz e nem farofa aaha. Mas tem Malbec pra dar e vender, salada de tomate e alface, e pão, muito pão. Chega de conversa fiada, vamos entender primeiros o principais cortes pra quando você chegar numa parrilla pedir direito:

Bifes: tradicionalíssimos. O bife de chorizo é sem osso e o corte é feito na área externa do ''lomo'' do animal que são meio que as costas. Com osso é chamado de bife angosto e é cortado na parte de trás, já o ancho é da parte da frente do boi-vaca ou uma versão nacional do contra filé.

Tira: são as costelas. Dizem que as primeiras são mais gostosas porque tem menos gordura, já as últimas são mais gordinhas e, claro, com mais gordura.

Vacío: junto com as costelas são os mais populares e queridos dos argentinos. Essa carne tem bastante fibra e é bem molhadinha se servida ao ponto. 

Foto: Reprodução

Lomo: Uma das melhores partes na minha opinião, claro, é o filet mignon. A carne sempre é jugosa, como os argentinos dizem, é macia e tem um sabor diferentes das outras regiões do boi.

Matambre: é um corte bem regional que se faz entre o couro do animal e as costelas, fica um must se servido com chimichurri ou salsa criolla (molhos argentinos).

Asado: seria a parte mais durinha do animal. 

Colita de cuadril: sem osso e bem macia, ótima pra fazer na panela de pressão ou assada no forno. A tapa de cuadril também seria nossa picanha. Só o ''cuadril'' eu acho que deva ser alcatra ou maminha, não sei muito não.

Paleta: seria nossa carne de panela.

Bola de lomo: são as carnes que se usam para fazer milanesas (nosso bife a parmegiana).

Vamos explicar também que se você pedir ''chorizo'' vai vir uma linguiça, sim porque linguiça se chama chorizo, se você quer o bife de chorizo tem que pedir ''bife de chorizo'', entendeu?
E também vale dizer que se você quer chouriço tem que pedir por morcilla. Troca de palavras doida!

Carne no La Cabrera

Vale dizer que aqui você pode escolher como quer que a carne venha, geralmente são três tipos:
Mal passada: vem sangrandoooo, é chamada aqui de jugosa.
Al Punto: como se deve comer, por fora está cozidinha mas por dentro é meio jugosa.
Assada: é a cocida, e como nós estamos mais acostumados a comer.

Vale dizer também, parte II, que aqui é probido por lei que se coloque sal na carne, portanto nem reclama, tá? Basta pedir sal e você mesma colocar.

E vale dizer parte III, que há dois molhinhos mega especiais bem típico argentinos que são um must.
Um deles é o chimichurri com alho, salsinha, cebola, orégano, tomilho e mais um monte de ingredientes que eu não vou me lembrar agora. Mas é uma coisa dos deuses de delícia e é bem típico aqui. As meninas do Gordelícias explicam como adaptar no Brasil nesse post aqui.
E outro molho é salsa criolla, que é meio parecido ao chimichurri mas não. Vai pimentão, tomate, cebola, azeite, vinagre, sal, etc. Fica uma delícia também (mas eu prefiro o chimichurri).

E ah, se você ainda não sabe onde comer eu AMO essas três parrillas que eu coloquei nesse post aqui, vale conferir. Mas, na boa, qualquer uma tá valendo, viu? Esses dias eu encontrei uma carne que cortei com colher, vai entender...

21 comentários

  1. Amandita:

    vc escreveu chimuchirri! rs

    Besos

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! Parabéns pelo tema, pelo texto e e pela abordagem! ;-)

    Bjs
    Lidiane
    www.viajandocompouco.com.br

    Tks.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!! Será q os animais não teriam 'ascendência' européia?...rsrsrs..Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse post seria bem útil há algum tempo atrás :) Dias sofridos até descobrir o que era bom kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. amanda, só uma dica, morcilla não é chouriço.
    o nosso chouriço também é chorizo aqui, na espanha e etc.
    silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, não entendi, como assim? :)

      Excluir
    2. olá!

      http://en.wikipedia.org/wiki/Chorizo

      nosso chouriço se traduz por chorizo.
      já comeu morcilla pra ver como é? nao é chouriço.

      Excluir
    3. Sim, já comi morcilla e eu conhecia por chouriço no Brasil. Na real chouriço e morcilla diferenciam-se no tempero só né?
      Nosso chouriço não é chorizo aqui, chorizo aqui é linguiça ahahah que confusão. Estamos nos entendendo?

      Excluir
  7. ok. morcilla é carne molinha, sangue predominantemente.

    o chorizo daqui pode ser sim como a linguiça,como vc disse, mas tb como o chouriço nosso.

    da mesma forma q algumas linguiças nossas aqui sao longanizas.

    vai ver q de onde vc no brasil existe morcilla e chamam de chouriço!

    mas fui criada pensando exatamente como a traduçao da wikipedia, q se trocar de um idioma ao outro é chorizo, chouriço. enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh sim eu conheço morcilla argentina como chouriço no Brasil :) Beijoca

      Excluir
  8. Oi Amanda! Cheguei hoje de Buenos Aires e queria te agradecer por ter indicado o Miranda em posts mais antigos. A comida é tão gostosa que fomos 2 dias seguidos!!!! Parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda! Cheguei hoje de Buenos Aires e queria te agradecer por ter indicado o Miranda em posts mais antigos. A comida é tão gostosa que fomos 2 dias seguidos!!!! Parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda, cheguei há 2 meses pra morar aqui por no mínimo 3 anos por causa do trabalho de meu marido. Teu blog esta sendo como uma " bíblia" pra mim. Dicas maravilhosas! Obrigada!!
    Ana Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UEBAAA, qualquer coisa grita hein! Curte no face que lá eu to quase o dia inteiro eheh: www.facebook.com/buenosparachicas
      Beso!

      Excluir
  11. Olá Amanda! Como vai?
    Bom, seu blog me ajudou muito na primeira viagem que fiz a Buenos Aires e desde então me sinto viciado nessa cidade! Gostaria de uma ajuda, você saberia indicar ou conhece algum curso de cortes/carnes Argentino por aí?
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .