Como Calcular o Gasto de uma Viagem à Buenos Aires

29 de abr. de 2014

Campeã de perguntas é a "Quanto você acha que eu devo levar de dinheiro para Buenos Aires?".

É realmente bem complicado estimar gastos uma vez que o peso é tao flutuante assim no mercado, mas uma ideia você pode ter.

A primeira coisa é pautar voos. Sites como a Decolar, listam várias cias aéreas de uma vez só. E sempre fique ligado também nas promoções que o pessoal da Melhores Destinos publica. Buenos Aires não tem passagens super caras, mas o preço pode ser mais alto dependendo da época. Feriados nacionais e épocas entre junho e julho são considerados, alta temporada.


No mais, é só ir procurando por preços, sempre altere um dia (para mais ou menos) e veja opções de voos que chegam no Aeroparque (aeroporto central da cidade) ao invés de Ezeiza, porque a economia com o táxi até vale a pena comparado ao preço da passagem.

Logo, o hotel geralmente é a parte mais cara, e ainda que existam muitas opções é sempre válido procurar bastante.

Esses dois custos são variáveis e só você pode estimar, já que depende da sua cidade de saída e entrada e do seu orçamento disponível para tal.

Gastos na Viagem

- Transporte
Transporte público: Buenos Aires é uma cidade em que o transporte funciona. O sistema pode ser velho e meio arcaico, mas raramente você vai ir a um lugar que o sistema não te deixe lá. Se você faz o seu cartão Sube para pegar metrô e ônibus, calcule gastar entre 2 e 3 pesos na tarifa (ônibus) e 4,5 (metrô) . Se você tiver dúvidas sobre o valor, pergunte sempre ao motorista. www.buenosaires.gob.ar/subte - www.sube.gob.arPost sobre como tirar a Sube.

Táxi: já foi mais barato, mas ainda é acessível. A bandeirada do táxi tá ao redor de 12 pesos (sempre à noite o custo aumenta). Uma corrida do Centro até Palermo, por exemplo, pode sair uns 65 pesos dependendo do transito. Eu acho válido pegar táxi à noite e usar transporte público de manhã, quando você tem mais energia. E aqui também vai depender muito da localização do seu hotel, se ficar em uma região mais central vai gastar menos de táxi (calcule o preço do trajeto no Viajo en Taxi).


- Comida
Buenos tem opções para todos. Você pode comer empanadas por 7 pesos cada uma ou pode comer por 150 pesos em um restaurante com a opção de menu executivo, ou pode gastar até 800 pesos no Tegui com um belo menu degustação. Isso vai depender de você.
Supondo então que você queria comer relativamente bem todos os dias, deixe separados pelo menos 150 pesos por refeição. Isso num restaurante bonzinho, depois você pode - por alguns dias - gastar ao redor de 40 pesos com empanada e Coca ou esbanjar em um restaurante mais legal com preços entre 300 e 400 pesos por pessoa.
Fiquem sempre espertos no cardápio para o valor do cubierto (serviço de mesa), calcule sempre 10% para o garçom que nunca está incluído no preço da conta, como comentei nesse post aqui. O site do Guia Oleo ajuda você a estimar o preço médio por pessoa em pesos no restaurante que escolher, só digitar o mesmo no campo de pesquisa.

- Passeios e Atrações
Melhor coisa é sempre acessar o site oficial do lugar que você quer ir e se informar sobre os preços. Colón, city tour, etc e fazer uma planilha básica.


Como Calcular Realmente
Uma boa opção é fazer uma lista de onde você quer ir a cada dia, pelo menos colocando passeios e como chegar em cada lugar. Partindo dessa base você consegue estimar o gasto diário. Por exemplo:

Dia 1/ Centro
Café no Tortoni: $40 pesos
Passeios a pé pelo bairro: nada.
Entrada Colón: 150 pesos.
Refeição Dadá: 150 pesos.
Até aqui o cálculo de gasto é de 340 pesos, mas ainda faltam coisas para colocar. O que eu quero dar a entender é que fazendo uma planilha assim por dia é muito mais fácil de controlar tudo.

Geralmente, um orçamento de no mínimo 300/ 400 pesos por dia está ok, considerando refeições e uso esporádico de táxi. Tem dias que você vai gastar menos, outros mais. Mas acredito que partindo dessa base vocês já tem uma noção e não precisarão ficar contando pesos.

Em real calcule no mínimo R$150 por dia por pessoa. Máximo não há, como sempre.

Ajudou?

29 comentários

  1. eu fui para o Lolla, em abril, e gastei menos que o esperado.
    a comida é muito barata, mesmo nos lugares mais hipsters/bistrôs de Palermo Soho.
    Achei que conseguiria comprar mais, mas achei as roupas preço Brasil.
    Andei muito a pé e de metrô. O bus eu achei meio caótico de pegar.

    ResponderExcluir
  2. Nas últimas viagens eu tenho calculado de 400 a 500 pesos por dia, considerando alimentação e algum gasto pequeno. Uma média de almoço por 100 e jantar por 150, às vezes o jantar pode ser mais caro, dependendo do lugar que escolho. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu calculei 500 pesos por dia quando fui para a Páscoa agora de 2014 e ainda sobrou grana..alguns almoços mais ok outros no style empanadas e agua, mas seguram super bem pq a comida é boa em qualquer lugar...Isso tudo incluía comprinhas e até alguns regalos pra amigos. e olha que eu sou gastadeira, hauhauahua. Taxi basicamente só a noite ou quando o corpo já nao aguentava mais. Esse cálculo foi sem balada, se tivesse saído pra uma a conta seria um pouquito maior. Rolou Álamo onde por 18 reais chicas bebem até a meia noite o/ Salvou o/

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, do indo em junho... Aluguei um apartamento que tenho que pagar em dólar pelo http://www.bytargentina.com/... Ai to na dúvida compensa trocar mais dólares para levar? Ou melhor levar real e trocar por pesos quando chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tanto faz hoje em dia faz levar real ou dolar, leve um pouco de cada, agora o bom mesmo é trocar com os cambistas na calle florida, que voce pega a cotação bem maior do que o cambio oficial, escolha um cambista para trocar todo dia e troque de 100 em 100 reais até adquirir confiança, veja cotação neste link:http://www.paralelohoy.com.ar/

      Excluir
  5. Desculpem, minha pergunta..rs pode ser idiota pois eu sou totalmente inexperiente nesse lance de viagens, nunca viajei para o exterior. O dólar vale mais que o real, se eu troco o real pelo dólar eu não vou acabar ficando com menos dinheiro pra chegar na Argentina? ou isso tudo e iguala no final pois lá o dólar tem mais valor??

    ResponderExcluir
  6. Oi, vou para buenos aires no dia 18 de julho ate o dia 1 de agosto. O que eu levo na mala? De roupa. Sou de Macapá, entao clima frio nao existe aqui.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda!! Gostei muito das suas dicas! Sou de Belo Horizonte e nunca passei frio de verdade, rsrs. Estou indo para Buenos Aires sozinha, na minha primeira viagem internacional, agora em agosto. E realmente eu não estava tão ciente do frio que poderia fazer lá, vou ter que pensar melhor nas roupas!! =)
    Parabéns pelas dicas, são perfeitas!

    ResponderExcluir
  8. Sou de Brasília e to indo passar meu aniversário por aí. Vou dia 22 e volto dia 30... 500 pesos por dia será que dá?

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dicas!!! Vou em setembro com meu marido e eu estou super preocupada com essa questão de dindim. Quanto vcs acham que devo levar para uma viagem de 5 dias, sendo que não comprei pacotes de tango. Por falar nisso alguém me indica algum? É bom comprar esses pacotes pelo decolar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa. Aqui vai algumas dicas que talvez responderão suas perguntas. Dicas essas garimpadas na internet por alguém que nunca foi para a cidade citada, mas que como vc está de viagem marcada! rs Bom, uma viagem de casal demanda um requinte maior que a de um solteiro (como a minha), logo os gastos tende a ser levementes maiores. Eu, no seu caso, levaria uma média de 100 reais por pessoa/dia (ficaria assim: 200 reais/dia os dois = 1000/5 dias). Com essa grana, dá pra ter uma estadia extremamente confortável e acolhedora na cidade, almoçando e jantando todos os dias em restaurantes bacanas (o que não significa serem ultra-mega-high-5 estrelas). Há vários desses espalhados pela cidade. Os valores que coloquei são apenas para basear vc, cabendo a vc variar para mais ou para menos conforme o nível de condição financeira e conforto/comodidade escolhida. Como disse no começo, uma viagem a dois demanda maiores gastos gerais. Para vc ter uma idéia, viajarei sozinho e levarei somente uma média de gasto de 50 reais por dia. Mais uma dica: quando for trocar reais em pesos, evite trocar no "Banco de La Nación Argentina" que há no aeroporto Ezeiza: eles pagam, hoje, uma média de 3,4 pesos por real. Procure casas de câmbio em ruas no centro da cidade e efetue a troca. Na verdade, esse tipo de operação chama-se câmbio paralelo, e, como o nome sugere, é de certa forma ilegal, mas haverá muitas pessoas procurando isso (super normal em BsAs, como o comércio ambulante nos trens e metrôs de SP, que são proibidos por lei e tudo, mas existem aos montes) e super compensa: elas pagam em média 5,4 pesos por real!!! Quanto ao show de tango, não aconselho comprar no Brasil o programa. Pagará MUITO MAIS CARO por isso! Por toda o centro da cidade há shows de tango bons e baratos, a qualquer hora do dia, ás vezes até gratuito, em apresentações na rua, mas se quiser mesmo experimentar um verdadeiro show procure o bairro SAN TELMO. Nele haverá excelentes opções de desfrutar um show desses, dignos de ficar na história do casal, e por diferente opções de preços. Mas em média uma apresentação de tango custa entre 30 e 50 pesos (sem jantar) a 70 e 100 pesos (incluído a alimentação), variando pouco para menos e bastante para mais, uma vez que deve se levar em conta o requinte do local escolhido. Espero ter ajudado, colega. Boa Viagem a nós! Abçs!

      Excluir
  10. Ola, estou indo a Buenos Aires com meu marido agora no final de novembro. Como está o clima por ai? O que devo levar na mala?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, gente, como vcs gastam! Vou pra Buenos Aires e tenho planos de gastar no máximo 50 reais (+ - 155 pesos) por dia e acredito que passarei bem! Na verdade, o que faz as pessoas confundirem e gastarem muito mais é o desejo de ir a Buenos Aires e continuarem com as compras que tanto fizeram a felicidade dos brasileiros em tempos outrora! Hoje NÃO compensa comprar em Buenos Aires! Pelo menos não como antes! Agindo assim (conseguindo, claro kkk), gastar em 50 e 70 reais propicia ter uma estadia mega confortável na cidade. No meu cálculo, fiz escolha por somente uma refeição 'decente', ou seja, num restaurante. A lógica é essa: se almoçar, não janto, e vice-e-versa. Como toda mega cidade, há sempre opções baratas de alimentação e entretenimento, fora que o transporte na capital portenha apesar de simples ainda é extremamente funcional e barato. Mas nesse último caso nem faço questão de usá-lo muito, pois vi muitos relatos e dicas de viagem que nos convida a desfrutar BsAs a pé. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo! Pela data que escrevo vc ja deve ter viajado, rsrs. Estou me organizando para ir com minha noiva para Buenos Aires por 8 dias, e fiquei surpreso com o valor que você pretende gastar/gastou. quanto você realmente gastou por dia?? obrigado!

      Excluir
    2. Oi Paulo, eu vou a Buenos Aires em Março você me sugeri qual hotel com uma comodidade agradável e com o preço acessivel
      Desde já agradeço

      Excluir
  12. Pessoal, estive em Bs As em Agosto de 2014 e por experiência dá pra passar o dia com uns 200,00 pesos tranquilamente. Volto a Bs As agora em Abril e já sei que devido a alta do dólar o negócio é mesmo usufruir do câmbio paralelo na calle Florida. Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Pessoal,

    Vou a Argentina em junho, comprei um pacote de viagem no qual consta: passagens aéreas, hospedagem, café da manhã, almoço e tour. Ficarei 6 dias por lá. Gostaria da opinião de vocês de quanto será q ainda devo gastar por lá. beijos galera!

    ResponderExcluir
  15. Eu vou para buenos aires em julho, vou levar pelo menos 1500 reais em peso? ficarei pelo menos uns 6 a 7 dias...
    e ficarei em um hotel de 100 reais... eai será já e de bom tamanho?????

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pessoal.. Vou em setembro, gostaria de saber se vcs tem alguém pra indicar que faça troca das moedas no câmbio paralelo, pois já ouvi histórias de notas falsas e isso da medo.. obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, consegui hoje trocar os reais por pesos com boston cash, tem perfil no face. A cotação está 3assim: 1 peso vale 3,80R$.

      Excluir
  17. Oi, pessoal. Boa noite.

    Eu e a amada Eloísa queremos viajar do Brasil até Ushuaia, no extremo sul da Argentina. Podem nos dar todas as informações e possíveis roteiro? Hotéis, lugares pára pernoite, pedagios, as estradas são todas asfaltadas? Qual a melhor época para ir?

    ResponderExcluir
  18. Oi, pessoal. Boa noite.

    Eu e a amada Eloísa queremos viajar do Brasil até Ushuaia, no extremo sul da Argentina. Podem nos dar todas as informações e possíveis roteiro? Hotéis, lugares pára pernoite, pedagios, as estradas são todas asfaltadas? Qual a melhor época para ir?

    ResponderExcluir
  19. Voltei de Buenos Aires hoje mesmo e, depois de 1 semana lá, acho válido fazer algumas observações que podem ser úteis:

    - A maioria dos lugares aceita dólar e real, alguns até euro. O real varia entre 3.5 e 4 pesos e o dólar entre 14 e 16. Reserve pesos para o táxi.

    - Peguei ônibus uma vez só (linha 103) e a passagem estava 6 pesos. Pagamento só no cartaozinho, e, como eu não tinha um, um rapaz passou o dele pra mim e depois dei-lhe o dinheiro.

    - O ônibus de turismo da cidade (um amarelo de dois andares) custa aproximadamente 500 pesos a passagem de 24h (vale por 24 horas a partir do momento em que embarcar pela primeira vez). Há vários pontos pela cidade e o ônibus passa de 20 em 20 minutos.

    - Esse foi uma dupla brasileira que encontrei por lá que me contou: táxis falsificados. Depois que você entende, é bem fácil identificá-los: os táxis "verdadeiros" têm plaquinhas em cima do carro e adesivos de propaganda nas laterais; os falsificados não.

    - Comprei o ingresso do ônibus turístico e alguns passeios por uma agência, e os preços foram os seguintes:
    * Zoo Lujan - 1.200 pesos -> ingresso e transporte do hotel e para o hotel (aconselharam-me a não comer nem massa e nem carne lá).
    * Ônibus Turístico amarelo - 500 pesos -> 24h (aconselharam-me a não ir ao bairro La Boca após as 16h).
    * Señor Tango - não lembro o preço exato, mas lembro que o total dos 3 deu 3.140 pesos, então... -> show, jantar e transporte (gorjetas não inclusas).
    **Não comprei, mas lembro que o passeio pelo Delta do Tigre estava entre 750-850 pesos.

    - Os restaurantes cobram serviço de mesa (minha experiência variou de 30 a 60 pesos por cabeça) e não incluem os 10% (se prepare para as gorjetas).

    - Acho que não dei muita sorte com restaurantes, mas indicaria pelo menos 3:
    * Pizzaria Guerrín (Av. Corientes)- a pizza é muito boa, lembra levemente a da Pizza Hut, o lugar é agradável, os preços são ótimos, você pode pedir pizza inteira ou fatia, comer na mesa ou no balcão.
    * La Casona Del Nonno (Lavalle) - acabei indo aí umas 3 vezes pois é gostosinho, ficava perto do hotel e os preços eram tranquilos. Tem algumas promoções interessantes (Bife de Chorizo por 125 pesos ou Degustação de Massas Caseiras para 2 pessoas por 270). Pedi a degustação, o chorizo e mignon e achei todos bons.
    * Valerio (Lavalle) - diz ter de tudo, mas fui lá comer pizza. Não tão boa quanto a Guerrín, mas muito boa. Tem WiFi e foi o único serviço de mesa que não se resumiu a paozinho (duas mini empanadas, dois negócios fritos de calabresa mt bons e uns salgadinhos em palitinho).

    - O Café Tortoni é bom, mas meio caro e sem muita variedade de pratos (bom, é um café né, nada de massas ou carne). No entanto, é bem servido, pedi um hamburguer e quase não aguentei. Vale a ida pelo ambiente, de fato. Não comi, mas os churros são muuuito populares.

    - A visita guiada ao Teatro Colón está 250 pesos.

    - O Hotel Colón é péssimo, não se hospedem lá.


    Beijos de Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E com relação ao clima? Está muito frio lá? E vale a pena deixar para comprar roupas de inverno por lá?
      Acha que 800 pesos por dia é o suficiente?

      Excluir
  20. Óla sou do Brasil, to indo a primeira vez para Argentina gostaria de saber como faço para assistir show de Carlos Rivera, em Luna Park! tentei comprar pelo site mais deixou a desejar com as informações para quem é de fora!!! Alguém poderia me ajudar por gentileza.

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .