Coisas que Você tem que Considerar Antes de Morar Aqui

27 de jan. de 2014

Cada vez que passa tem mais gente interessada em vir morar aqui. Sei que Buenos é delícia e muita gente se empolga na viagem, por isso quero ser sincera no que se refere ao dia a dia aqui.

Eu amo Buenos Aires, acho que vocês sabem-perceberam, etc. Acontece que eu estou há muito tempo aqui (em fevereiro, 9 anos) e levou um tempo até eu me acostumar completamente. Pensei nesse post como um guia, com assuntos importante a serem levados em conta antes de embarcar num avião com uma mão na frente e outra atrás.


Ritmo de Vida
É o que eu mais amo na cidade, mas tenho plena consciência de que nem todo mundo iria se adaptar, Buenos Aires não é para todos. Explico isso porque as coisas aqui são sim diferentes, pouca gente usa carro, os apartamentos são muito mais caros se você quer alugar com garagem (calcule, pelo menos, dois mil pesos a mais), tudo é tarde, e o trabalho não é o motor da vida - as pessoas trabalham para viver e não vivem para trabalhar. Isso já explica muita coisa. Aqui você fica duas, três horas tomando um simples café, como eu já disse em outro post no blog. Aqui você usa transporte público, aqui vai para praças e parques sem hora para voltar. Não existe role de carro, não existe sair com carro com som alto para chamar atenção, não existe sair de tênis de marca de cores ofuscantes para deixar o outro cego. Aqui muitas coisas se fazem a pé.

Amigos
Em outro post comentei a dificuldade em fazer amigos argentinos de cara. E retifico isso: argentinos não são tão abertos como brasileiros (e acho que meio mundo é igual). Argentinos crescem com um grupo de 10 amigos, mais ou menos, que estão juntos desde a primeira série do ensino fundamental. E não se desgrudam, fazem tudo juntos e não permitem mais ninguém no grupo. Não fazem amigos de faculdade ou cursos. Aliás, podem até fazer mas, jamais, vão misturar com o grupo de 10 amigos que eles já têm. Há exceções? Claro que sim, mas não são muitas. Para fazer amigo mesmo, porteño, leva uns dois anos (foi a conclusão que eu cheguei). As pessoas de província já são mais abertas e mais receptivas. Mas depois que você faz amizade com argentino, ele é mais amigo que o teu amigo aquele brasileiro de 10 anos de convivência.


Educação
Muitas pessoas comentam que porteños são arrogantes. Não acho que sim nem que não, vejo sim que eles melhoraram muito - já seja pela situação do país ou por outras razões. Mas aqui, dificilmente, eles vão te tratar a pão de ló no bar ou no restaurante e você tem que aceitar isso. Se o garçom é mais velho, a chance dele te tratar bem aumenta, mas não vá com muitas esperanças e não leve, tampouco, para o lado pessoal. Há maneiras de ultrapassar isso, mas a mais importante delas, sem dúvida é saber ter paciência.

Estudos e Trabalho
São dois temas delicados e que vão juntos. Trouxe os dois no mesmo tópico porque o que eu quero dizer é o seguinte: aqui trabalhar com 18/ 19 anos é meio impossível. E se formar com 21 é para poucos. Ninguém até tem pressa em terminar a faculdade e vai ser normal você topar com alguém de 28 anos ainda não formado. Nem por isso a pessoa é menos que ninguém, aqui é muito normal. O argentino por default, digamos assim, mora com os pais até uns 24, começa a trabalhar com 21 anos e logo vai procurar um ap perto do trabalho. Trabalhar e estudar é possível, mas quem faz isso geralmente cursa 3 matérias do semestre e por isso a faculdade se extende tanto, e ninguém liga. Isso porque trabalho é só um trabalho. Para vocês terem uma noção, muita gente prefere trabalhar numa PYME do lado de casa do que ter que se deslocar até a província para trabalhar em uma multinacional, e isso tem uma justificativa só: qualidade de vida.


Planos a Futuro
Argentino vive o hoje. Isso é bom e não é. Eu hoje vivo pro meu dia a dia e ainda não quero me preocupar com casa, mas vai chegar uma hora que isso vai acontecer. Muita gente aqui não tem apartamento próprio e preferem guardar dinheiro para ir viajar, o argentino vive assim, desprendido de bens materiais (não todo mundo, claro, sem generalizar) e com sede de rodar o planeta. Trabalhos aqui não te dão fundo de garantia e os bancos dão financiamento, mas sempre a entrada para comprar um apartamento é altíssima e o financiamento é a pouco prazo, então ninguém consegue comprar casa. Além disso, os imóveis - ainda - são cotados a dólar, e se não for em dólar é cotado ao valor do câmbio, mas no paralelo. Impossível.

Vale a pena?
Como experiência de vida eu acho divino. Acho que tudo é válido como experiência de vida, de verdade. Passar uma temporada aqui e aprender outra cultura é fantástico. Agora para fazer o famoso pé de meia, jamais. Você vai ter o suficiente para viver e acabou, sem ganhar dinheiro para levar (isso não porque a moeda tá muito desvalorizada) ou para comprar um imóvel algum dia.

E você, vai vir ou nem?

57 comentários

  1. Cheguei hoje! =D
    Seus textos me ajudaram muito na decisão, e agora tô indo comer um helado indicado por ti. Gracias, Amanda!

    ResponderExcluir
  2. o tópico n°1 ritmo de vida é a minha cara, por isso adoro BUE e seu povo, o brasileiro é muito stressado, quer ter tudo que não pode, se endivida por isso e se acha, quero uma vida assim pra mim.... sem cobranças e trabalhando pra viver , bjos Chica

    ResponderExcluir
  3. Amanda... você já sabe que sou sua fã, fã do seu blog e principalmente... fanática pela Argentina e por Buenos Aires!!! Eu não sei se o amor é cego, mas tudo isso... cada coisinha do que você disse que tem, e que falta aí, me encantam!

    A minha ideia de ir morar aí tem um motivo muito forte, além da admiração que tenho por esse lugar, a qualidade de vida.

    Essa loucura de SP, de trabalho, trânsito, insegurança me cansou! Apesar de eu estar acostumada com isso, não quero mais, eu preciso saber qual é o estilo de vida que me agrada, posso passar três meses aí e ver que a calmaria me irrita, que o meu negócio é a correria e o estresse. Mas eu preciso fazer o teste, eu preciso tentar!

    Não acho que é por acaso que gosto tanto desse país, não tenho familiares, NADA me liga a Argentina, além da energia daí que me faz tão bem! E acho que quando a coisa é inexplicável, tem um dedinho de Dios! Hahaha!

    Amei o post! Dia 26/02 chego aí! Te levarei um presente e quero sair para tomar um Fernet (você toma outros tragos)! Hahahaha!

    Beijos Mari!

    ResponderExcluir
  4. Já eu sou louca por Sampa! Nasci em BH, mas acho essa cidade incrível. No momento estou em Bs As, mas as cidades brasileiras pra mim são incomparaveis. Tanto é que já estou tentando arrastar meu namorado - argentino - pro Brasil, hahaha. Amanda, vc realmente acha que cada vez mais tem brasileiros querendo morar em Bs As????? Nossa, pra mim é justamente o contrário. De qualquer modo, excelente post! Amo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha opiniäo tëm muita gente querendo voltar pro Brasil.

      Excluir
  5. Oi, Amanda!
    no outro post vc disse q o salário médio daí é de 4mil pesos, esse é o valor para trabalhar em pequenas lojas perto de casa ou para grandes empresas?
    tem mt diferença de salário entre um e outro?

    ResponderExcluir
  6. oi Amanda adoro Buenos Aires passei o Natal e fiquei meio decepcionada com a quantidade de peruanos, bolivianos que sujam a cidade. Bairros como Once, Retiro e Constituicion são exemplos disso. Quando falei pra um motorista de taxi que queria morar ai ele só faltou me bater e chamar de burra. Parou o carro e me deu o maior sermão. Disse que a Argentina não é um pais é uma palangana. Que passou natal e ano novo sem luz e que só se eu fosse muito louca pra deixar o Brasil, esse sim é um pais, pra viver aí. Imagina só de Palermo até Aeroparque levando o maior esporro. Fiquei bem triste pq sei que é a pura verdade o que ele disse mas nem por isso deixei de sonhar em morar aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? Hahaha. É disso que falo. Adoro Bs As, na boa. Amo de coração, mas bah não vale a pena tu morar aqui. Pelo menos na minha opinião, não aguento mais pra voltar pro Brasil, juro. Sobre bolivianos, peruanos e paraguaios não concordo com você. Vide cidades argentinas onde quase não vemos imigração boliviana e são muito sujas, estilo Sampa. Os argentinos tem muito preconceito com os andinos e talvez foi por isso que te fizeram acreditar que a culpa pela sujeira de Bs As é de imigrantes... Balela. E tenta fazer um discurso racional para um argentimo, dizendo que os bolivianos e paraguaios são iguais a eles. Uma vez falei isso para um chico que estava me chamuyando e ele na hora começou a me xingar, dizendo que eu queria me fazer de Mahatma Ghandi. I was like '?????". Hahahaha.

      Excluir
    2. Também tinha uma vontade de morar aí em Buenos Aires, mas depois que eu conheci... realmente nossas cidades são incomparáveis! Acho que aqui na America Latina, o Brasil é o melhor para se morar #minhaopinião!

      Excluir
    3. Me desculpa, estou lendo todas as opinioes da gente, sou argentina, porteña e aceito tudo o que qualquer um pode pensar, mas isso de dizer que os bolivianos e os peruanos sujam a cidade, não é dizer uma opinão, é ser RACISTA. Aproveito para dizer que além de fazer muuuuitas generalizaçoes sobre os argentinos neste blog, Argentina e Brasil são países tão grandes que me parece impossível comparar toda a gente dum lugar com a gente do outro. E sim, o bairro de Once, Almagro, Constitucion fazem parte integrante da cidade de Buenos Aires, se você é racista, melhor não venha, não.

      Excluir
  7. Olá, Amanda!!!

    Conheci o seu blog no ano passado e me apaixonei!!! Virei leitora assídua e comecei a idealizar a minha viagem. Já comprei as passagens, fiz o roteiro e em março estou chegando. Tentei alugar um AP na Recoleta, mas não consegui. Até encontrei uns muito bons e com preços acessíveis, porém foram logo reservados. Bom, acabei alugando em Palermo, mais especificamente em Fray Justo Santa Maria de Oro y Cerviño. É uma boa localização? Parece que fica próximo ao metrô (espero!!!). Andar de transporte público é tranquilo? Sei que todo mundo fala que táxi é barato, mas vou com um grupo grande e nos adoramos caminhar e descobrir lugares fora do roteiro. Usaríamos transporte mais para longas distâncias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefhanie, passei um tempinho em Baires e te falo, o transporte publico é super tranquilo. A maior parte do que se faz, e onde vai é andando. Os taxis são baratos, mas o transito é uma loucura. . E eles dirigem muito mal.

      Excluir
  8. Meu estilo de vida é extremamente como nesse post, logo... posso sim morar ai.
    Mas como capricorniana, não viveria somente o hoje.. tentaria de algum modo ter minha casa própria.

    ResponderExcluir
  9. O blog é, sem dúvida, uma das melhores que eu conheci em 2013 (se não o melhor). Meu sonho é fazer intercâmbio na Argentina para estudar. Muito esclarecedor seus posts. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conselho GUI, se pretende estudar espanhol, não estude na Argentina, se você puder, estude no Chile ou na Colômbia.

      Excluir
    2. Pq?? To indo em breve pra lá pra estudar!!

      Excluir
  10. Por isso que AMOOOO Argentina <3 . Viva a vida, afinal no fim a gente não leva nada mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu post. Sempre quis morar em outro país, e depois que conheci Buenos Aires, fiquei tentada com a possibilidade.

    www.larydilua.com

    ResponderExcluir
  12. Amanda mais uma vez você arrasou, parabéns. Me sinto como a Mariana Reis em relação a Bs As. Não aguento mais São Paulo e sonho me mudar daqui. Ainda vou viver a experiência de morar aí pelo menos uns três meses...Aí depois quem sabe. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  13. Amandissima
    O que acha de, trabalhando embarcado no Brasil,morar em BsAs? Eu trabalho 2 semanas e tenho 3 semanas de folga.Acha que a imigração vai implicar com o vai e vem? Recebendo no Brasil deve ser bem vantajoso por causa do cambio não?

    obrigado pelo excelente blog e guia(que eu comprei)

    ResponderExcluir
  14. Guau, sou argentina com marido brasileiro e filho argentobrasileiro na minha barriga kk e acho tao real o que vc falou neste post, tudo certo! Para o meu marido que há 3 anos que ele mora aqui tudo o que vc falou foi assim mesmo pra ele, o primeiro ano foi mais difícil, mas depois se adaptou bem. Faz muiiiiiiiiiita diferença que nós temos a nossa casa própria e não pagamos aluguel, tambem depois de 2 anos aqui ele conseguiu comprar um carro usado porque mesmo ele sendo de Sao Paulo nao conseguiu se adaptar à correria de pegar onibus, andar e demais. Alem disso, nós moramos em Vicente Lopez, do lado da cidade de Buenos Aires e aqui é muito tranquilo, nos finais de semana então, o único barulho que vc escuta é os dos vizinhos falando enquanto estão comendo o churrasco familiar e isso meu marido ama, não tem muita saudade dos carros com som alto kk. Mas, emfim, acho que é questão de adaptação também, porque meu marido veio aqui depois de que os pais dele faleceram e achou uma nova família, sempre que voltamos pro Brasil ele tem saudade dos pais dele e lembranças, foi como se ele tivesse feito uma nova vida aqui. Mas, sempre tentamos manter as costumes brasileiras e queremos que o nosso filho cresça conhecendo essa cultura. Enfim, falei demais gente! Queria só compartilhar minha experiencia. Desculpem meus erros com o português! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua estória!
      Muita vontade de ir para Argentina.

      Excluir
    2. Oi estou pretendendo mora ai na argentina o que realmente preciso fazer tipo domentacao e tudo me tirem essa duvida

      Excluir
  15. Oi Amanda tudo?! Sou nova por aqui rsrs li alguns posts adorei!!! Estou querendo fazer curso de sommelier na argentina um pais que acho muito interessante gostaria de morar algum tempo ai fazer novas amizade e vivência uma cultura diferente to meia de saco cheio do rio de janeiro kkkkk do Brasil e quero ter experiência de morar fora. Porém uma coisa me intriga es verdad que os argentinos são muito racistas.Eu sofreria muito preconceito por ser negra?! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Amanda, tenho umas perguntas a fazer:
    O estilo de vida mudou com o forte fluxo migratório de outros países, principalmente de brasileiros e justamente por isso, como é ser brasileiro em Buenos Aires?
    Eu pensava em estudar artes cênicas aí, você acha que os instutos de teatro e os cursos são bacanas?
    Muito obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  17. Sim...eu vou morar em Buenos Aires! !!! Não sei quando, mas um dia eu vou!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá sempre sonhei em morar na Argentina desde criança não sei o porque, sempre ouvi as pessoas me gozar por este sonho. Recentemente achei parentes do meu marido que é meio argentino sem contato com a família oque fez meu sonho reacender, quanto o que vc escreveu eu sou assim aki no Brasil, tem pessoas que ate falam que eu não sou sociável e vivo um dia de cada vez. Gostaria que vc me passasse um dica para que enfim eu coloque este sonho em pratica bjs adorei o post

    ResponderExcluir
  19. Tatiana me add no google ou face! Somos identificadas na forma de pensar!

    ResponderExcluir
  20. Também penso em morar em Buenos Aires. Aliás, ainda não fui porque tenho 5 cães e 4 gatos. Como fazer para leva-los? Já procurei casas para comprar e vi que é bem possível comprar uma casa maneira num bairro legal vendendo minha casa aqui. Mas, como fazer essa compra, já que levar dinheiro em grande quantidade é praticamente impossível sem o governo te surrupiar quase 1/3? Olha, depois que o Brasil foi dominado por essa facção criminosa comunista chamada PT, não tenho dúvidas de que quero sair o mais rápido possível daqui. Sei que a situação da Argentina não anda boa, mas pelo menos, as chances de mudança estão previstas para daqui 1 ano, quando muda o governo (finalmente) e a diferença que vejo fundamental para que eu queira me mudar é qe em Buenos Aires não vemos tanta criminalidade como aqui em São paulo, por exemplo. Lá ainda se pode viver numa casa mais tanquilamente e andar nas ruas a pé, de noite, sem tanto medo de ser estuprado, violentado, assaltado e morto.

    ResponderExcluir
  21. E eu ?? Me apaixonei por um Portenho e moro nos Estados Unidos.....estou entre a cruz e a espada...ha ha ha!! Socooooorroooooooo!!

    ResponderExcluir
  22. queria um apartamento ou quarto ou quitinet para morar que fosse 1000 peso. eu consigo achar em buenos aires msm que seja distante do centro eu consigo ou nao tem.

    ResponderExcluir
  23. Estou morando em Buenos Aires fazem 4 meses e fazer amizades aqui e muito dificil, sao muito fechados e nao acrescentam novas pessoas ao grupo, realmente meninosýnao acrescentam as meninas ao grupo dos meninos seja para festas bares por mais que voce namore o amigo de um deles, eles te exclui dos planos as meninas tambem nao te inclui ao grupo, adoro a cidade me sinto mais segura aqui como nao me sentia em Sao Paulo, mais vir sozinha sem familia sem amigos para morar nao foi e nao esta sendo uma boa experiencia pra mim que antes estava rodiada de amigo e agora me sinto so....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari ja que não consegue fazer amigos argentinos, tenta se aproximar dos brasileiros que ai estão.

      Excluir
  24. Estou morando em Buenos Aires fazem 4 meses e fazer amizades aqui e muito dificil, sao muito fechados e nao acrescentam novas pessoas ao grupo, realmente meninosýnao acrescentam as meninas ao grupo dos meninos seja para festas bares por mais que voce namore o amigo de um deles, eles te exclui dos planos as meninas tambem nao te inclui ao grupo, adoro a cidade me sinto mais segura aqui como nao me sentia em Sao Paulo, mais vir sozinha sem familia sem amigos para morar nao foi e nao esta sendo uma boa experiencia pra mim que antes estava rodiada de amigo e agora me sinto so....

    ResponderExcluir
  25. Estou morando em Buenos Aires fazem 4 meses e fazer amizades aqui e muito dificil, sao muito fechados e nao acrescentam novas pessoas ao grupo, realmente meninosýnao acrescentam as meninas ao grupo dos meninos seja para festas bares por mais que voce namore o amigo de um deles, eles te exclui dos planos as meninas tambem nao te inclui ao grupo, adoro a cidade me sinto mais segura aqui como nao me sentia em Sao Paulo, mais vir sozinha sem familia sem amigos para morar nao foi e nao esta sendo uma boa experiencia pra mim que antes estava rodiada de amigo e agora me sinto so....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu estou pretendendo ir para ai. Se vc puder e quiser cv, seria bom fazer novas amizades..

      Excluir
    2. Ola LU que legal vem morar ou apenas passar um tempo? Sim seria muito bom :)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Pessoal, passei numa entrevista de emprego e me chamaram pra trabalhar ai, gostaria de tirar algumas duvidas, principalmente sobre custo de vida atual.
      Podem me chamar por email por favor?!
      caio.vinioli@gmail.com

      PS: Tenho que dar minha resposta até amanha!!!

      Excluir
  26. Irei em janeiro para ficar um mês. Se eu gostar, vou para morar :)

    ResponderExcluir
  27. pretendo morar aí quando me aposentar estou cheio do Brasil e tudo que nos cerca aqui, sou funcionário público e quando me aposentar pretendo morar de preferencia em uma província pequena já estive olhando. como la plata, carlota e o clima é outra coisa que me fascina moro no tocantins o estado mais perto do sol e pretendo morar em um lugar assim o que vc m diria que seria um valor em reais de boa condição pra se viver aí. ?

    ResponderExcluir
  28. pretendo morar aí quando me aposentar estou cheio do Brasil e tudo que nos cerca aqui, sou funcionário público e quando me aposentar pretendo morar de preferencia em uma província pequena já estive olhando. como la plata, carlota e o clima é outra coisa que me fascina moro no tocantins o estado mais perto do sol e pretendo morar em um lugar assim o que vc m diria que seria um valor em reais de boa condição pra se viver aí. ?

    ResponderExcluir
  29. O melhor lugar do mundo para se viver é sua pátria.

    ResponderExcluir
  30. Eu não consigo entender o porque de muitos brasileiros assumirem está ilusão de morar na Argentina,talvez pela ideia de termos uma cidade tipicamente europeia próximo ao Brasil. O brasil é lindo gente! o Brasil é um País bem humorado, onde as pessoas mesmo sem ti conhecer,se aproximam de você.

    ResponderExcluir
  31. Eu não consigo entender o porque de muitos brasileiros assumirem está ilusão de morar na Argentina,talvez pela ideia de termos uma cidade tipicamente europeia próximo ao Brasil. O brasil é lindo gente! o Brasil é um País bem humorado, onde as pessoas mesmo sem ti conhecer,se aproximam de você.

    ResponderExcluir
  32. Quais empregos são mais fáceis de se conseguir em Buenos Aires?

    ResponderExcluir
  33. Por favor, se puder me responder também pode me enviar a resposta no gleicecosta.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Por favor, se puder me responder também pode me enviar a resposta no gleicecosta.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá Amanda,
    Em Março de 2015 eu conheci Buenos Aires e depois desta viagem nunca mais consegui me sentir a vontade aqui na minha cidade, a sensação é que estou longe de casa... Eu amo Buenos Aires... Assim que comecei a entender o ritimo de vida desta maravilhosa cidade, meu coração e minha mente não pensa em outra coisa .... Quero muito convencer meu Marido a morar aí... Pensamos em alugar a nossa casa, arrumar emprego aí e viver... Apenas viver... O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a mesma sensação!
      Durmo e acordo pensando na belíssima Buenos Aires!
      Fiquei 1 semana, mas parece q nasci e cresci em BA.
      Quero muiiiiiito ter uma vida mais zen!
      Rio de Janeiro, será para fazer turismo.

      Excluir
  36. Olá, alguem sabe de casas de familia que alugam quartos em Buenos Aires??
    Vou estudar na UBA, mas prefiro morar em uma casa de familia.

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .