Nombres Argentinos

1 de nov. de 2013

Esse é um post que eu sempre quis fazer, mas não sabia como abordar o tema sem parecer que estou zuando as pessoas.

Não é de hoje que alguns nomes causam graça nas pessoas. Aqui em Buenos, pelo menos, existem vários que são diferentes/ mas comuns por aqui, que geral acha uma comédia. Então vou tentar listar uns bem regionais, outros nem tanto e algumas curiosidades:

- Argentino que se preze tem dois nomes. Isso mesmo, todas - eu disse TODAS - as minhas amigas argentinas têm nome composto. Eu não sabia até pegar pra ver o documento há anos atrás. Se a mina chama 'Victoria', certeza ela tem na frente um Maria. Se o mino chama Pablo, certeza que tem um Juan na frente.


- Os nomes compostos, aliás, nem sempre combinam. É comum ver Maria, na frente dos nomes femininnos ou Juan dos masculinos. Mas não estranhe se você encontrar um ''Florencia Magdalena'' ou um ''Francisco Federico''.
- O nome argentino geralmente tem essa composição: nome 1 + nome 2 + sobrenome paterno. PONTO. Aqui é muito difícil ver alguém com sobrenome da mãe porque até pouco tempo atrás não podia por, hoje já pode.
- Pessoas que tem dois sobrenomes não necessariamente tem um do pai e um da mãe, geralmente são ambos do pai. As pessoas que tem dois sobrenomes supostamente pertencem a famílias ricas e de classe alta, isso era assim pelo menos antigamente. Me lembro que quando cheguei acá en Bue, geral achava que eu vinha de família rica no Brasil (AHAHAHA). Mas não, tem que explicar que um apellido era da mãe, outro do pai.
- Aliás, nome aqui se fala 'nombre'. Sobrenome é 'apellido', e apelido é 'sobrenombre', tudo misturado.
- O sobrenome do pai vem primeiro. Ou seja, Maria Alejandra Lopez Vega - por exemplo. Aqui a gente não sabe mesmo se a mina tem dois sobrenomes paternos ou se um sobrenome é do pai e outro da mãe, no caso se for assim, o Lopez é do pai e o Vega da mãe. Entenderam né?


Nomes comuns
- para meninas: Florencia, Paula, Paola, Victoria, Magdalena, Candelaria, Juliana, Vanina, Romina, Josefina, Rosario, Micaela, Macarena, Constanza, Guadalupe, Pilar, Emilia, Sofia, Laura, Valentina, Martina, Agustina, Candela, Eugenia, Belén, Fernanda, Alejandra, Clara, Susana, Yanina, etc.
- para boys: Juan, Carlos, Miguel, Jose, Luis, Federico, Manuel, Pablo, Nicolas, Santiago, Matías, Tomás, Lucas, Joaquín, Franco, Agustín, Tiago, Ignacio, Emiliano, Ezequiel, Javier, Facundo, etc.

Vale lembrar que esses nomes são comuns, mas também rolam uns loucos tipo: Azul, Abril, Maris, Bahía, etcs. Argentino não tem muito medo de arriscar e é realmente estranho ver uma pessoa chamada de Azul ou Abril, mas né, não vamos entrar em discussão pra não causar ahaha.

Apelidos
Essa parte é difícil porque, exemplo: se a pessoa chama Paula, aqui eles chama de Pau. Eu me chamo Amanda e por mais que eu ache que não exista um jeito de diminuir meu nome, eles me chamam de Amy, acho fofo.
Uma pessoa que se chama Emiliano, eles chamam de Emi. Federico, de Fede. Camila, de Camis. Realmente não dá pra saber como sou nome va ficar como apelido para argentinos. Porque um cara que chama Juan, eles chamam de Joaco também. E sem comentários pra quem chama Francisco, que eles chamam de Pancho e não Fran ou Franco. ENFIM, COMO ENTENDER??????
Victoria, fica Vic. Florencia vira Flor (fácil), Valentina é Vale. Martina pode virar Martu assim como Micaela pode virar Mica ou Maki.

Poderia passar horaaaaaaaas falando sobre nomes argentinos porque acho esse assunto muito legal, qualquer dia crio coragem e faço um post só com nome estranho ahahha.

52 comentários

  1. E para Ignácio é Nacho... tive um professor em Mendoza com esse nome, e achei ótimo! E sei que meu nome é super comum aí: Mariana!

    Além disso conheço: Antonina, Boris, Sebastian, Mariano, Hector, Mariela, Gino...

    Não lembro mais nenhum!
    Amo seus posts de cultura local... em breve estarei aí e pra ficar!

    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Simm, ia comentar o mesmo que a Mariana Reis. Ignacio é Nacho. :-) Acho fofo.
    E sim, meu namorado não tem 2 nombres, tem 3!!!! Eu achei isso super estranho no começo, mas dps acostuma, msm pq ninguém lá chama o outro de Juan Pablo ou ele vai virar Juan ou Pablo... E é engraçado pq a gente sempre acha que argentinos vão chamar ou Juan ou Pablo e vou te falar que conheço poucos que têm esses nomes. rsrs!

    Outro que achei engraçado é que Marcelas viram Marce e não Cela, como é aqui...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar tambem que tem muitos com nome de Diego..... (nao sei pq - ahaha) mas o meu amigo ai soh tem um apellido Hubcsher de familia Judia......e ele me chama de Vane"" axei super fofo * . *

    ResponderExcluir
  4. Celeste é Cele, Milagros é Mili, Maxuel é Maxi, Joaquin é Kin...

    ResponderExcluir
  5. E Mercedes? Vira Mechi ou Mer. Super nao fez sentido quando descobri o mechi. hahaha

    ResponderExcluir
  6. O nome mais estranho pra mulher na minha opinião é Rocio Kkkkkkk e é super comum '-' Meu namorado só chama o papa de Pancho Primero. Ok né kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Dolores tb é super comum! Na oficina quem não era Flor, ela Dolo (ou Lole, Lola e aí vai).
    E o meu apelido era Sabri. Sa só os muito intimos é que falavam, enquanto Sabri até o chofer do colectivo falava rs.
    Besos!

    ResponderExcluir
  8. amanda resumiu minha vida inteira, huahuahua nasci na argentina mas moro no brasil all my life, e ninguém nunca entende porque não tenho sobrenome da minha mãe, é Ana Luz Rojas e ponto! dizem que sou adotada, que minha mãe morreu, que ela não é minha, enfim, cada absurdo!! engraçado que quando estou ai me chamam ou de any (fofo) ou de luz (horrível) ! ótimo post! vou mandar pra todo mundo entender agora!! hehehe

    ResponderExcluir
  9. Acho muito fofo pq todos me chamam de "Caro" e não "Carol", hahaha. Eles são muito engraçados mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Amanda, gostei muito do post. Meus amigos argentinos me chamam de July. Acho muito fofo também! Aqui no Brasil sou Ju, Juju.
    Tenho uma amiga filha de argentinos que tem dois nomes. Realmente eles gostam muito disso. Mas, acho que aqui no Brasil também. E até acho os nomes por aqui, as vezes, bem mais diferentes. Sobre isso, me tira uma dúvida, por favor. É verdade que existe uma lei na Argentina que sugere a variedade de nomes que os pais podem botar nos seus filhos? isso era coisa do regime militar ou ainda existe? Ou é lenda... nunca existiu.

    Obrigada! Seu blog está cada dia mais lindo e seus textos cada vez melhores!
    Sou sua fã!!!

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, aqui tu seria Juli (: Sim, na época da ditadura, por isso também tem muito nome igual hoje em dia.

      Excluir
    2. Eu sou Juliana também, mas na Argentina me chamavam Jul, o J com som de R e esse L super longo ao final haha

      Eu namorava uma Maria Jose que todo mundo só chamava de Majo, e tinha um amigo Juan Manuel, que era Juanma :p

      Excluir
  11. Há alguns anos atrás um amigo mexicano não aceitava que eu tivesse apenas um nome e começou a dizer que meu nome 'latino' seria Ariane Guadalupe! E na Argentina o fato de ter dois sobrenomes sempre causa estranheza, hehehe.

    ResponderExcluir
  12. Sou argentina, meu nome é Aldana Belen Arrojo. Meus amigos me chamam Aldi, Aldu e Alda também.
    É verdade que na época do regime militar, os pais nao podiam elegir os nomes que eles quiseram pra seus filhos. Se o nome era muito provocante pra a época, os militares mudaram o nome. Actualmente, os pais nombram seus filhos do jeito que eles querem. Mas existe uma lei que proíbe os nomes muito extravagante, ridículo ou contrário à nossa cultura.. (desculpem os erros de ortografia, meu português nao é muito bom kkkk)

    ResponderExcluir
  13. Muito bom post, meu amigos argentinos me chamam de Fer enquanto aqui no Brasil me chamam de Nando

    ResponderExcluir
  14. Isso vale para várias outras culturas: além dos outros hermanos hispanoablantes, franceses também têm obrigatoriamente DOIS nomes próprios (além do sobrenome), norte-americanos e ingleses também. Um diminutivo que acho bonitinho é TINCHO pra Martín (que é o nome do meu melhor amigo argentino). :)

    ResponderExcluir
  15. Claudia, o apelido pra você é Clau!

    ResponderExcluir
  16. Adorei tudo! Muito bom! Sou argentina e moro em Sampa..minha filha se chama Maria Emília (porque admiro a tenista argentina Emília Salerni) e todo mundo acha o nome da minha filha "Lindo, único"!

    ResponderExcluir
  17. Quando estava aí não me chamavam de Pri mas de Pris, achava fofo.

    ResponderExcluir
  18. Gente, Federico e Facundo eu não aguento! Acho feio demaaais hahaha. E faltou Rocio para as meninas, também conheço um monte!

    ResponderExcluir
  19. Tenho família argentina e os nomes sempre causaram estranheza nos meu amigos daqui do Brasil, tipo a filha da minha prima que é Rocío, todo mundo acha bizarro mas eu explico que aí é super comum.
    Quantos aos apelidos (que eles chamam de apodos também), o que eu acho mais engraçado é Pato para Patricia, uma vez estava com meus primos e eles disseram que íamos "a lo de Pato", chego lá Pato é uma garota e eu não entendi nada, hehe.

    ResponderExcluir
  20. Quando cheguei aqui também achei super estranho todo mundo me chamar por um apelido, mesmo sem ter intimidade. E eu chamava todo mundo pelo nome. Até que um dia uma colega de trabalho disse "Fernanda? Nem minha mãe quando está brava me chama assim". Depois disso, me acostumei que vou ser Stefi sempre e que vou ter que chamar as pessoas de Mechi, Vicky, etc, mesmo que não me sinta tão íntima para isso.

    O lance dos apelidos também me causou muita estranheza no princípio. Eu não entendia porque meu namorado não tinha o sobrenome da mãe, achava que o pai era super machista. Depois vi que era o padrão por aqui. hehe Aliás, já tive várias discussoes sobre isso com meus amigos argentinos. Para mim, esse é um resquício machista mesmo que as pessoas que o façam não sejam e o povo diz que não, que é cultural daqui e tal. Mas a prova de que é algo retrógrado é justamente o fato de que agora se está colocando o nome da mãe. Mesmo assim, ainda há muita resistência em famílias tradicionais. Várias amigas tiveram problemas com isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, agoooora que começou mas vai demorar um tempo até todo mundo usar!

      Excluir
  21. odiei a primeira vez que me chamaram de Bêre, foi uma amiga brasileira com pais argentinos e achei que ela estivesse tirando sarro do meu nome haha mas agora acho ligeiramente fofo e quando me perguntam como me chamar falo Bê ou Bêre, mesmo me fazendo sempre pensar em Bernadete ou Berenice.


    ResponderExcluir
  22. como ficaria o apelido de Osvaldo Fernando?

    besos

    ResponderExcluir
  23. Tem muito Nahuel e muita Antonela (Anto) também... Hehe
    Nao sei se procede mas, uma vez escutei que aqui eles tem tipo um "livro com nomes" (por isso se repete tantos nomes) na hora de registrar o seu filho. E se vc quiser colocar um nome que nao tá nessa "lista", tem que pagar uma taxa, algo assim... Vc sabe disso Amy (íntima, haha)?
    Ah, e aqui eles sempre me chamam de Caro ou de Carito <3

    ResponderExcluir
  24. E Maria ou Christina??? Como ficaria??? Adorei o post. Beso.

    ResponderExcluir
  25. Sou argentina mas moro no Brasil a 14 anos, meu pai é argentino e minha mae brasileira. Meu pai se chama Sérgio e só aos 6 anos descobri que ele tem o Daniel depois do Sergio hahha

    ResponderExcluir
  26. Me chamo Ana Luiza ,teria algum apelido pra mim ? Rsrsrs
    -Conheço outro apelido para o nome Martina:Tini :3

    ResponderExcluir
  27. Conheci uma menina filha de um casal argentino na praia e seu nome é Huma...

    ResponderExcluir
  28. E Rodrigo, seria Rodri pela lógica?! Não haveria nenhum outro mote pelo porte físico grande, por exemplo?

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .