Um dia em Villa O'Campo e San Isidro

3 de jan. de 2013

Primeiramente, gostaria de agradecer o espaço disponibilizado pela Amanda e parabenizá-la por este blog, que permite a nós brasileiros conhecer verdadeiramente a alma  dessa incrível cidade.

Em janeiro de 2009, eu e minha irmã decidimos passar um mês em Buenos Aires para fazer um curso  intensivo de espanhol. Escolhemos o Centro Universitário de Idiomas (CUI), ligado à Universidade de Buenos Aires (UBA), pois eles ofereciam um curso de espanhol focado para os estudantes brasileiros e além das aulas, ofereciam passeios culturais pela cidade.

Em um desses passeios, fomos conhecer a Villa O'Campo, uma mansão construída em 1891 pela família da escritora Victoria O'Campo, e que hoje é um Centro Cultural pertencente a UNESCO.


A Villa tem uma arquitetura com influências britânica e francesa, é cercada por um belo jardim e conta com uma importante coleção de arte, móveis da época e uma biblioteca com 12 mil livros. Foi nessa casa que Victoria recebeu grandes nomes da literatura mundial como Jose Ortega y Gasset, Albert Camus, Graham Greene, Jorge Luis Borges, entre outros.


Para chegar lá pegamos o trem que leva ao passeio do Rio Tigre (Tren de La Costa) e descemos em San Isidro. É possível ir a pé da estação até a Villa.


San Isidro é uma região que está a 30km ao norte de Buenos Aires, com belas casas com vista para o Rio de la Plata e muitas árvores. Perto da estação tem a Catedral em estilo neogótico, um pequeno centro comercial e vários restaurantes.


Por indicação dos professores, decidimos almoçar no La Leonilda, um restaurante bem aconchegante. Pedimos bife de chorizo...


...e de sobremesa, pudim de dulce de leche com sorvete. Muito bom!


Espero que vocês tenham curtido minha dica. Fico à disposição se tiverem alguma dúvida.

Villa O’Campo
www.villaocampo.org
Elortondo 1837.
Beccar, Partido de San Isidro. Provincia de Buenos Aires.

Como chegar
Transporte público: Colectivo línea 60 ramal Bajo (cartel rojo).
Tren línea Mitre, Est. Beccar (a 7 quadras da Villa). Parada de táxis municipais na mesma estacao.

La Leonilda Restaurante.


O post é da Camile Wiederkehr.
Ela tem 25 anos, formada em Relações Internacionais, estudante de Direito. Morou um ano na Dinamarca e... adora viajar! 

8 comentários

  1. Acabamos de voltar de Buenos!
    Passamos por San Isidro pelo Tren de la Costa e não sabíamos dessa preciosodade...
    Simplesmente lindo passeio!
    Vai ficar para a próxima!
    Obrigadaaa!

    ResponderExcluir
  2. Lugar lindooo! Mas eu fiquei interessada mesmo foi em detalhes sobre o curso que a Camile fez! Será que ela pode entrar em contato? Estou pensando em estudar espanhol fora, mas tô muito perdida pesquisando! laura.mezari@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Laura, o link da escola está no post. Vc pode mandar email pra eles em português que eles respondem.
    Beijos,
    Camile.

    ResponderExcluir
  4. Gente que engraçado. Passei 2012 caçando cursos e escolas de espanhol acá, até que achei em UM UNICO BLOG (pouco atualizado hoje, mas bem legal, chama Rosa2Ventos) duas meninas viajantes que estudaram na UBA, e foi isso que me trouxe pra cá ontem!
    Fiz minha matrícula no curso de espanhol (a matrícula vai até hoje) e começo a estudar segunda-feira, das 14h as 17h.
    O prédio da escola é bem antigo e, se fosse restaurado, seria MARAVILHOSO, mas dá dó de ver ele largadão. Você chega, avisa que quer se inscrever, faz uma provinha escrita, uma provinha oral e te colocam no seu nível. Fica perto ali da Plaza de Mayo... é uma pena que seja tão pouco conhecido, muita gente vem pra BsAs pra estudar em escolas particulares q cobram mil, dois mil DOLARES e vc fica com varios brasileiros, sendo que na UBA brasileiro paga dois mil PESOS...Acompanhem o facebook da UBA (https://www.facebook.com/pages/Idiomas-UBA-FFyL-%C3%9Anico-centro-oficial-de-la-UBA/166598840055738?fref=ts) alias, ate recomendo se informarem no proprio facebook sobre os cursos pq o atendimento é mil vezes melhor que pelo fone ou email!
    quando terminar meu curso no fim do mes posso voltar aqui e falar minhas impressoes!
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como vc explicar sobre este parágrafo(é uma pena que seja tão pouco conhecido, muita gente vem pra BsAs pra estudar em escolas particulares q cobram mil, dois mil DOLARES e vc fica com varios brasileiros, sendo que na UBA brasileiro paga dois mil PESOS...)eu não entendo porque vc fala que com os outros cursos as pessoas ficam com brasileiros na UBA fica com quem e vc sabe informa sobre alojamento ai? bjs Seu post está lindo!!

      Excluir
    2. oi desculpa. é que, por tudo que li (bastante!) as escolas particulares, buscando ganar dinero, nao se importam em misturar as culturas e evitar que falemos nosso proprio idioma. na UBA tem 2 opçoes, curso com brasileiros e o multicultural. os dois tem pros e contras, ao meu ver o multicultural me impede de falar portugues e nao atrapalha no aprendizado do espanhol(mas isso posso afirmar depois, qnd o curso terminar) mas, por exemplo, minha amiga acha q o espanhol p brasileiros é melhor pq nós brasileiros temos mais facilidade pelo idioma nao ser mt distante do nosso (por ex, ela acha q minha duvida vai ser mt diferente da duvida do coreano q ta na minha sala, e isso pode nos atrapalhar um ao outro - eu discordo).
      enfim espero que tenha me feito clara!! as inscriçoes foram postergadas ate dia 9 entao se quiser vim, corre! bjooo

      Excluir
  5. Hummm conheci esse restaurante em uma das vezes em Buenos, bom demais! Lembro que comi muito bem e não gastei demais. Também recomendo! bjs Henriqueta

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .