Entendendo o que é o Diseño de Autor Argentino!

17 de jan. de 2014

Até 2001, a Argentina era um país que importava tendências de moda - normal, todo mundo faz - só que como consequência da crise socioeconômica que afetou o comportamento dos porteños nasceu o diseño de autor

E hoje esse diseño compete lado a lado com as tendências que vem de fora. Sabe quando você caminha por Palermo e se dá conta que ninguém mais usa essas roupas e calçados em outro lugar do mundo? É isso que a gente fala sobre a Argentina ter uma moda autoral.

Juana de Arco é uma das marcas de diseño que está há mais tempo no mercado. 

Bom, é considerado "diseño de autor" quando o designer cria a partir do seu próprio estilo e inspiração, sem seguir as tendências que são impostas desde outros centros de moda. Esses criadores ocupam um lugar cada vez mais importante e representam o outro polo do novo sistema de moda, com uma concepção mais baseada na personalidade e na comunicação da identidade.

Vanesa é a nova diseñadora queridinha entre os modernos! 

Claro que tudo isso implica em uma outra forma de produção, há todo um trabalho mais personalizado de modelagem, materiais e cores, o que faz com que a roupa na Argentina custe un poco mucho!

Lourdes Chicco Ruiz cria os sapatos mais incríveis desse mundo inspirando-se em experiências pessoais! 

Quem compra essas peças, compra porque gosta do estilo, da história contata, não pelos desejos gerados por um mecanismo de consumo massivo! Além disso, existe toda uma revalorização da atividade artesanal e está mais perto de um diálogo com a arte!


Palmas para Argentina no quesito originalidade!

Lígia Baleeiro é consultora de estilo em Buenos Aires, e seu trabalho é vestir personagens da vida real. Saiba mais sobre ela e seu trabalho lendo o blog La Vestuarista

4 comentários

  1. Eu gosto da roupa argentina, é mais bem bolada... Gosto. Mas os sapatos... MEU DEUS! São muito feios (pro meu gosto, claro). Aquelas coisas com solados gigante de madeira ou cobertos com veludo... Acho uohhh! rsrs!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. achei td tão feinho! :(
    acho q só os argentinos gostam... e não vi mts meninas andando assim por aí... tirando os sapatos de plataforma enorme (esses eu vi mt!)
    vc gosta desse estilo? usa assim?

    ResponderExcluir
  3. A questão aqui não é se a moda autoral argentina é bonita ou feia, até porque a nossa ideia de bonito é muito manipulada. Um exemplo bem atual: ninguém desde os anos 90 pensava em usar top cropped, vulgo bustier... e agora ele ressurge com tudo! De tanto a moda globalizada dizer pra você que algo é bonito, você primero estranha, depois pensa que não é tão ruim, e quando vê ja ta gostando e querendo um! O mérito aqui é justo esse, enquanto todo mundo tá querendo tudo igual, a Argentina tá aqui criando algo diferente! E o diferente em um primeiro momento, sempre causa estranhamento! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Pra mim a moda autoral argentina é uma inspiração! Gosto demais, dos cortes, das cores, criatividade e os sapatos então. Os Portenhos se vestem muito bem. Buenos Aires e seus Diseñadores foram e são a maior influência do meu projeto 'Tienda de Ideas', que está na sua décima quinta edición e deu super certo. Gracias!

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .