Saudades! Conexão POA - Buenos Aires

4 de jun. de 2013

Tanto sucesso na nossa tag saudades me fez pedir pra querida companheira food-hunter do Destemperados, Fê Iessen a fazer um post da cidade que mais a ver com Buenos tem no Brasil: POA. Eu já fui bastante pra lá e sentia que era um mix de Buenos com Brasil, uma combinação perfeita. A Fê fez um post tão delícia e tão completo que nem tem muito o que falar, só pra vocês acompanharem o querido blog que ela tem, o Quintal com receitas, gastronomia, lifestyle, decor e tudo de bom com fotos lindas e um cuidado que só ela tem. Super obrigada, Fer :)

O Sul do pais, e principalmente o Rio Grande do Sul, tem uma ligação muito especial com a Argentina e o Uruguai. Geograficamente somos a capital brasileira mais próxima dos hermanos.  Tanto que é mais barato uma passagem para Buenos Aires do que para o Rio de Janeiro e isso faz com que a gente muitas vezes escolha atravessar a fronteira do que viajar pra cidades dentro do próprio pais. Essa proximidade, faz com que a cultura gaúcha tenha muita influência do argentino e uruguaio. O Churrasco, o chimarrão, a milonga, o vinho e algumas expressões da “língua gaúcha” são quase uma conversa em espanhol. Porto Alegre é cheio de lugares bacanas pra matar a saudade ou até mesmo se sentir na Argentina. Vamos começar pela gastronomia!

A Chungo foi a primeira sorveteria a se instalar por aqui, nos deixando um pouquinho mais perto do ponto alto na culinária argentina na minha opinião: os helados! São poucos os lugares que a gente pode comer tanto sorvete bom, né gente? Um perigo pras meninas de dieta, mas como eu não sou boba nem nada, me jogo num potinho. Esse ano a Freddo chegou  no shopping Iguatemi e agora a gente já pode morrer comendo dulce de leche tentácion. Muita delícia! Chungo – Bourbon Shopping Wallig (Av. Assis Brasil, 2611), Freddo – Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800).


Outro lugar super bacana é o La Tasca. Uma padaria meio boemia de final de tarde. Fica no centro histórico de POA e é comandada por dois irmãos argentinos super fofos. Dá pra comprar uns pãezinhos e lembrar do Malvón de Buenos! Mais o mais legal é fazer um happy com tábuas de tapas acompanhadas de vinhos ou espumantes, todos argentino, claro! La Tasca – R. Duque de Caxias, 678.


O clássico café Havanna também temos por aqui! Dá pra tomar um cafezinho e se deliciar com os alfajores! Havanna - Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800).


E não podiam faltar as empanadas! A Panas é a mais famosa e bem gostosa! Tem um restaurante, mas o forte são as tele-entregas. Panas - Av. Benjamin Constant, 1235.


Também tem o Comitê Latino Americano, que é um espaço de convivência e interação dos povos latino americanos. Exposições, shows, atividades culturais diversas e um restaurante. Tem dias para cada pais e a Argentina também tá lá! Já falamos deles no Destemperados.

Um botequinho bem porteño? Temos! El Farol tem tango, tem chivito, tem pancho e tem Quilmes! Melhor são as sextas a noite! El Farol – Rua Mariante, 855.


O bom e velho bar Odeon tem noite de Tango, todas as terças-feiras. Senta no balção, pede uma cerveja e prestigia o show super despretencioso de um senhorzinho gente fina tocando bandoneon e uma pianista.
Odeon - Rua General Andrade Neves, 81.


Aulas de milonga, tango e shows bem bacanas, na Tanguera Estudio de Danza. Aulas a práticas de tango na Tango CCCEV de graça todos os sábados à tarde.

Se quiser se vestir como as chicas lindas de Buenos, passa na Oi Gracia! Uma loja linda de rua, que lembra muito as lojinhas de Palermo. As meninas são inspiradas na moda argentina. Inclusive a coleção de inverno  de 2013 foi fotografada nas ruas de Buenos Aires. Oi Gracia – Rua Joaquim Nabuco, 19.


E eu não podia deixar de falar do chimarrão, ou mate para os argentinos. Nós gaúchos tomamos muito chimarrão nos parques, no trabalho e em casa. É uma tradição que vai do avô ao neto.


Assim como Buenos, Porto Alegre também é uma cidade com porto. Conhecido como o pôr do sol mais lindo do país, que se põe no rio. Rio Guaíba e La Plata…vai, até dá pra brincar de Puerto Madero, né?


Acho que é cidade mais porteña do Brasil ahaha! Amei Ferrr.

18 comentários

  1. Amanda, moro aqui há 10 anos e não sabia disso tudo sobre a gastronomia, não, hahaha, só mesmo da Freddo, que foi um boom danado quando anunciaram a inauguração! Vou ter que descobrir esses lugares porteños em Porto. Valeu pelas dicas, guria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui em sampa é cheio de Havana e também tem Freddo em alguns shoppings, mas acho que não é tããão conhecida da galera ainda não....

    ResponderExcluir
  3. é claro para os outros estados que, especialmente futebolisticamente, PoA é MT wannabe BsAs. futebolisticamente acho isso TOSCOOOO mas nos outros aspectos, lindo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camis, POA é a mais parecida pela localização. Eu sempre que fui pra lá me senti em ''casa'' por conta dessa coisa de estar perto de BUE e estar no Brasil, acho super legal, cada cidade tem sua joia.

      Excluir
  4. Esse post quando começou falando que POA é a cidade mais Buenos do Brasil despertou o meu interesse, mas deixou a desejar nas opções usadas para a montagem. Afinal de contas, onde estão as famosas parrilas, papas...? Faltou mostrar esse quesito que para mim é cara de Buenos Aires. A proximidade com este país latino devia permitir mais detalhes a serem comparados porque o mate e o frio são as minúcias mais constantes entre os dois lugares. Completa esse post, Fê. Bjs, Tamima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, assim como POA, SP e RJ são cidades que mesmo fazendo 4 posts cada vão faltar coisas. A ideia é que cada menina que participe mostre onde ela vai matar as saudades, impossível mapear tudo de uma vez só. Beijos :)

      Excluir
    2. Oi Tami,
      sobre as parrilas as melhores de POA são uruguaias :(! Por isso que eu não coloquei no post. Até tem duas argentinas, mas que não são tão boas quanto as uruguaias. Só falei de lugares que eu vou, me lembram Bue e são ótimos!

      Excluir
    3. Tem também a Chungo no Shopping Bourbon Wallig. E sim, Porto Alegre está culturalmente mais para Argentina e Uruguai do que o Brasil.

      Excluir
  5. Oie,
    Adoro o pub Rosário Resto Lounge, inspirado na cidade de Rosário na Argentina. Tem até uma réplica da motocicleta do Che Guevara. O post é sobre Bs As, mas fica a dica ;)
    Bjos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Muito legal os posts gurias e obrigada por divulgar mais uma vez o El Farol, um pouquinho de Buenos Aires em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  7. AAAAAH QUE SAUDADE DE CASA QUE DEU ESSE POST!
    Lógico que não tem como mencionar tudo, mas tem outra coisa que é bem parecida com bue, que o povo também adoraaaa ir pros parques (principalmente a redenção e o da marinha), como aqui, e nos finais de semana o gasômetro fica cheio de gente andando de bicicleta, fazendo pic nic, esportes.. Tipo nos bosques de palermo haha :D

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Post, Fê!!!! Estás te superando mais a cada dia e, além de amiga, sou sua Fã número 1!!!!! Amei todas as tuas dicas! E participar do post do La Tasca foi demóóóóiiiisss!!!!!
    Bjão e sucesso sempre!
    Amanda, mandou muito bem em chamar a Fê para este post! A Fê inspira Buenos Aires e não conheço ninguém melhor do que ela para falar sobre esta cidade maravilhosa!!! ;)

    ResponderExcluir
  9. Fê e Amanda,

    Vocês fazem posts maravilhosos em seus respectivos blogs, mas é que eu conheço pouco de POA e gostaria de encontrar mais opções portenhas por lá. Eu me comparo a vocês porque também sou apaixonada pelo meu país e por Bueeeeee... E é claro que privilegiamos mostrar aquilo que mais se parecem com a gente, né?
    Obrigada mesmo assim pela resposta, meninas!
    Parabéns!
    Tami.

    ResponderExcluir
  10. Noooooossa!! Moro em Porto Alegre e me surpreendi com tantas opções e lugares bacanas para ir e me sentir em Buenos Aires! Adorei!!

    ResponderExcluir
  11. Lindo post!
    sou de Porto Alegre e to morando em bsas e quando as pessoas me perguntam sobre Porto aqui na argentina eu tento explicar essa sensação de similaridade das dua cidades, esse post deu uma pincelada nesse meu sentimento e mais ainda uma saudade de Porto!
    Beijo
    Melina

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse blog, nele moram minhas duas paixões: POA e Bs As!!. Parabéns meninas!
    Un abrazo fuerte!!
    Elisa

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .