5 Bandas Locais Para Escuchar

5 de dez. de 2012

Parte da cultura local de um país é a música. Quem pensa na Argentina, claro, pensa logo no tango. Mas com esse post eu quero mesmo é tirar essa idéia da cabeça de vocês.

O Guido, amigo de trabalho e originário de San Antonio de Areco (aliás quando eu for pra lá as dicas vão ser baseadas no que ele me diz) armou pra gente essa lista local de bandas argentinas. Eu confio no Guido simplesmente porque ele têm um gosto musical parecido ao meu (Beatles, Oasis, Rolling Stones, Pearl Jam e por aí vaí). OU SEJA, não tem como não curtir as bandas que ele vai nos apresentar.

Sem falar que, argentino é um povo muito doido pra show, eu já até cheguei a comentar aqui que eles tem a melhor platéia EVER. Sério, eu já fui em grandes shows no Brasil e aqui, e eu garanto que aqui a galera pira. Bueno, bora lá Guido! Ah, o texto é do Guido, meus comentários tão em parênteses :)

Onda Vaga
Banda argentina que nasceu em Cabo Polônio, no Uruguay (coisa linda). Mistura rumba-cumbia-reggae-folk-tango (ual, TANGO!). A principal característica deles é o fato deles usarem vários instrumentos e que todos os integrantes da banda fazem voz principal.



Alerta Pachuca
Grupo de fusión-latina integrado por sete jovens multinstrumentistas de Buenos Aires, se formou em 2008. (Gentchy, que fofos! AMEI. Muito praia essa banda!).



Alvy, Nacho y Rubin interpretan los Campos Magnéticos
Bandar meio under da capital. É o resultado de um processo de investigação e tradução sobre as formas e maneiras que Stephin Merritt construiu um repertório de músicas de amor. (UAL! Para, e esse nome? Delírio).



Los Piojos
Banda de rock argentina criada no final dos anos 80, foi um dos grupos mais populares até que sua separação em 2009. A principal influência eram os Rolling Stones, no meio da carreira eles começaram a se identificar com música folclórica (tango e candombé) e Ciro, o vocalista, passou a incluir teatro no palco. (Essa música do vídeo é LINDA).




Bersuit Vergarabat
Grupo de rock que começou a ficar famosão lá nos anos 90 por unir ritmos latinoamericanos (cumbia, tango, murga) e letras que criticavam o sistema político e a sociedade. (Caras queriam criar polêmica! Hahaha).



Amei e vocês? Gracias, Guido! 
Agora já dá pra sair cantando as músicas das rádios!

21 comentários

  1. Amanda que legal vc postar isso, vou prai em janeiro e gostaria de conhecer as bandas que tocam: pra mim nao tem melhor maneira de aprender um idioma do que através da cultura - especialmente música!!! pena que aqui onde trabalho o youtube é block, mas quando chegar em casa eu vejo =)
    gosto muito daquela banda Soda Stereo, e ha pouco ouvi que o vocalista está em coma =( Acho a versao deles de À sua maneira (Musica ligera) milhoes de vezes melhor que a do Capital Inicial hiihih
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soda é muito legal mesmo, né? Mas a música é deles mesmo, Capital que fez uma versão dela ahhaha. Beso e agradeça ao Guido uhuhu!

      Excluir
  2. Adoro TODAS!! onda vaga, bersuit e los piojos moram em meu coração. Tan solo é sensacional, e esse clipe ao vivo mostra bem a energia do público: http://youtu.be/YbOuj1quVv8

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!
    Gosto da Soda Stereo que a minha xará citou aí em cima!
    Também escuto bastante Satelite Kingston e Dancing Mood, ambas de ska e Bajofondo!
    Estou adorando conhecer o blog!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Das bandas argentinas, La Barra é a que maaaais toca no meu iPod! ahhahaha tem como não amar, gente?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não conheço não ehehe, beso!

      Excluir
    2. É uma banda de cuarteto de Cordoba, Amanda. É um ritmo bem local. Conheci quando fiquei na casa de uma chica de Cordoba no meu mochilão. Tem um "que" de brega, mas eu, que adoro nessa coisa bem latina, apaixonei! hahaha Olha: https://www.youtube.com/watch?v=oh_-qDaKboE

      (hahaha um ano e meio depois eu respondo, né? haha)

      Excluir
  5. Minhas favoritas nem foram citadas: Attaque 77, Los Fabulosos Cadillacs e Dancing Mood. Amor eterno por essas bandas lindas. E para quem quem quiser ir além, vá atrás de qualquer coisa do grande Pappo (seja solo, com o Riff ou whatever), ouça algo dos Ratones Paranoicos, ouça Me Darás Mil Hijos, dance ao som do Motorama... Quem curte punk não deve deixar de escutar 2 Minutos, Bulldog, Violadores... dois veteranos interessantes são León Gieco e Charly García. Enfim, não importa o seu estilo de rock, a Argentina tem bons músicos e bandas em todas as vertentes. Por último, um pedido (ou apelo): quem tiver a oportunidade de ir a um show do Dancing Mood, não perca de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  6. Nao deixem de escutar estas meninas sao muito boas, o nome e perota chingo e ja foram ao brasil
    http://www.youtube.com/watch?v=vdKNfmO5P3Y

    ResponderExcluir
  7. E vc? não ouve nada local? a lsita não é tua, mas vc conhecia alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouço sim, anonimo! E como eu disse a lista é do meu amigo Guido. Achei que fosse ser legal um argentino comentando sobre as bandas daqui! Eu só conhecia as duas últimas!
      Beso

      Excluir
  8. Onda Vaga passou por São Paulo há alguns anos e adorei vê-los tocar e até cantar em português em plena Rua Augusta!
    Quanta dica boa de música argentina, vou ouvir :)

    Seu site é massa!

    Bjoca
    Paulita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JURAAAAAAAAAAA? Nossa! Vou falar pro Guido ahaha! Thanks! Beijoca.

      Excluir
  9. No Te Va Gustar!
    Banda muito boa também, mas não sei se é argentina ou uruguaia.
    Mês que vem vou assisti-los em Rosario =)
    Charly García = classico!
    Roberta

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .