Pelas Ruas da Recoleta

10 de mai. de 2012

Não posso falar muito porque sou apaixonada pela Recoleta, sou suspeita em elogios. Nenhum outro bairro me cativa tanto na hora de sair só para caminhar, apreciar o povo bonito na rua ou observar os prédios antigos que remetem a Europa. Logo, o local não pode ser conhecido em um post só (acho que farei mais só por amor ao bairro). Coincidência ou não, justo no dia que saí para fotografar essa beleza, que hoje chamo de meu bairro, havia uma neblina digna de dias londrinos. Vamos viajar então...

Típico passeio da Recoleta é visitar o Cemitério, tem gente que ama, tem gente que odeia, eu nunca fiz isso e fico muito bem do lado de fora, mas charme são as luzes que iluminam a construção.


Ou os pilares dessa maravilhosa arquitetura que impera em boa parte do bairro.


O Cemitério, fica na Plaza Francia, palco do burburinho do bairro, onde todo turista vai, é claro. Ali também fica a Iglesia del Pilar. Linda! Mas reza a lenda que os noivos que se casam aí não tem sorte no matrimônio, melhor não arriscar né?


Ainda na Plaza rola, claro, umas vendas de penducarrilhos, a feirinha típica que acontece todo fim de semana durante a tarde. Lá dá pra encontrar de tudo: desde bijus até sanduíche de soja e tortas gordas por 10 pesos o pedaço.


Mas passear pela Plaza Francia em dias tranquilos também têm suas vantagens. Uma delas é admirar como são lindas as florezinhas que plantam aqui e lá e resistem ao vento que bate forte.


Passando pela praça, finalmente, e atravessando uma ponte gostosa, se tem uma vista super boa da Facultad de Derecho de Buenos Aires. Linda e super imponente. Vale dizer que atravessando então a faculdade, está a Rosa Mecânica que no dia estava coberta por neblina (sorry fico devendo!).


Aqui, a vista da Avenida Figueroa Alcorta e suas luzes. Aliás, essa avenida é um charme para se caminhar, tem cafés de marcas de carro (Audi, Peugeot), loja da Tiffany, embaixadas maravilhosas pra se olhar, o Museo Malba a frente e também o shopping lindão Paseo Alcorta.


Aqui, detalhes das luzes antigas que iluminam o bairro.


Voltando a Plaza Francia e pegando a rua Quintana (esquina com a rua Ayacucho), começa uma zona mais residencial do bairro, sem perder o charme europeu e uns burburinhos típicos turistas. Esse telefone público é um encanto só. Detalhe delicioso é que na frente dele fica a sorveteria Volta, e na mesma rua a Freddo. Ainda na Quintana, ficam as empanadas maravilhosas da San Juanino.


Descendo a rua Ayacucho com sorvete em mãos, claro, se tem a bela visão do prédio do Hotel Alvear. Chiquéééérimo e super clássico da cidade.


E óbvio, caminhar pela Avenida Alvear é um luxo só. Lojas como Louis Vuitton, Hermés, Evangelina Bomparola, Ermenegildo Zegna, Ralph Lauren (foto) passam por lá. Todas elas seguem um padrão maravilhoso de construções francesas.


Mas o bom mesmo da Recoleta é se deixar viajar pelos pequenos detalhes, tipo esse vasinho de plantas do lado de fora da janela na Alvear.


Ou essa placa, super antiga, onde se proibem fixar cartazes.


É muito difícil resumir o bairro em um post só mas nem por isso vou deixar de mostrar uma de suas tantas vielas... Essa é a Pasaje del Correo:


Uma mini ruazinha com dois restaurantes maravilhosos: Sirop Folie e Nectarine, ambos de cozinhas francesas super bem elaboradas. No Sirop não deixem de provar a gorda sobremesa de mousse de chocolate que eu amo tanto.


Um charme não é? Ainda como essas vielas, existem outras tantas lindas, a favorita é a Rue des Artisans que terá um post próprio.


Enfim, passear pela Recoleta é viajar por um mundo a parte. Por lá também tem várias delícias pra comer, além das já citadas no post, tem o Hard Rock, Tea Connection, tem os cupcakes deliciosos do Muma's e da The Cupcake Store, o café lindo Bonjour Paris, as medialunas deliciosas e suculentas da Confiteria Dos Escudos, as melhores trufas de Buenos Aires no Viejo Oso e Vasalissa, e as de sempre comidinhas de shopping no Recoleta Mall e Patio Bullrich, além de outros locais que você pode ver na tag Recoleta do blog, clicando aqui!

Ufa! Acho que vou precisar de uns 2 posts a mais pra mostar tudo *-*

13 comentários

  1. Adorei o post! Me fez viajar para lá de novo..
    A Recoleta é, realemente, um charme. Uma das melhores lembranças que tenho desse bairro é o passeio que fiz à noite passando pela Plaza de Francia, Facultad de Derecho e Floralis..lindo!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Talita!

      Como eu disse, sou suspeita pra falar do bairro hehe, mas é um passeio incrível, diria que o mais romântico e fora do 'Brasil' aqui em Buenos!

      Beso, beso.

      Excluir
  2. adoooooro esse lugar!
    Bjks
    Mi

    ResponderExcluir
  3. Amanda,
    Sinceramente? cheguei a me emocionar, com essa postagem!
    Que coisa mais linda, ver "nosso" Buenos Aires querido, nesse bairro maravilhoso que é a Recoleta, através de seu olhar!
    Fiquei extasiada, com o texto e as imagens, sem falar dos pontos referenciados! Muito lindo, muito delicado, muito poético, até...
    Essa Plaza Francia é o xodó do Marco Cavalheiro, e o teu passeio me lembrou a postagem que fiz no blog dele, só que numa versão diurna.
    Você é demais, e faltam-me adjetivos para elogiá-la, com sua sensibilidade, e esse jeitinho Feels de ser, descobrir recantos e compartilhar tão generosamente com todos que amam o que é bonito, o que é gostoso de se viver...
    Agradeço-lhe a dica do Sirop Folie, que você tão gentilmente me indicou, e onde estive num lindo domingo do ano passado (Dia das Mães na Argentina)em companhia de minhas irmãs, e que foi inesquecível, graças às delícias provadas, que você sugeriu.
    Perdoe esse comentário gigante, mas é que eu adorei muito e a cada dia fico mais feliz, e orgulhosa de ser sua seguidora e admiradora (sem esquecer que agora sou uma Chiquita Feels. rsrsrs)
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia!

      Que delícia de comentário hehe, a Recoleta pra mim é uma poesia! Só de andar nas ruas eu já me sinto em outro lugar.

      Muito obrigada pelas palavras, eu tento mostrar todos os lugares que eu adoro desde uma perspectiva bem minha, bem ''Feels'', como você disse.
      E eu acho que isso que é o diferente desse blog e do Feels também, é claro.

      O Sirop é uma pérolazinha mesmo, adoro lá.

      Gracias gracias!

      Beso.

      Excluir
  4. Olá Amanda! Eu e meu marido iremos para B.A. daqui 1 mês e hj, sem querer achei seu blog. Gostei demais de ler sua reportagem sobre a Recoleta pois ficaremos hospedados num apart hotel na Posadas. É a primeira vez qua vamos para B.A. estamos muito entusiasmados, estou decorando o guia que comprei! rs Agora, depois de ler seus comentários fiquei mais animada ainda, anotei todas as dicas e quando voltar vou te dar meu parecer também. Adora esse clima europeu, aco que vamos ficar muito mais por aí, andar à pé, curtir mesmo o local. Ficaremos 6 dias e espero aproveitar muito bem nossa estadia. Abços Miriam

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amanda! Conheci o seu blog hoje e estou amando! Vou a Bueos Aires no carnaval e vou me hospedar justamente na Recoleta! Foi super por acaso a escolha do bairro e estou adorando as suas dicas! Parabéns!!
    Abraços,
    Márília.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda, desculpa tá te incomodando de novo :) É que chegarei em BsAs na hora do almoço, ficarei hospedada na Recoleta, e gostaria de ir num restaurante beem argentino feito o que tu descreve no outro post, como direito a chimichurri e tudo hehehe. Ai queria saber se tu pode indicar algum restaurante legal pelo bairro mesmo, pois à tarde iremos fazer um programinha parecido com esse que tu tá indicando!!

    Brigadinhaa!!

    :*

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .