A Palavra Boludo

22 de abr. de 2013

Começo de semana, preguiça total, mas bora-lá. O post de hoje traz um pouco do lunfardo argentino. Vem ver.

Sempre me perguntam o que significa ''boludo''. Olha na real são várias coisas, por isso, vamos entender primeiro de onde é que surgiu essa palavra:

- Segundo o site de Etmologias Chilenas, boludo significa ''torpe'', ''tonto''. A origem é datada em pessoas que têm doenças mentais severas. Mas que na Argentina, Paraguai e Uruguai têm uso amistoso. Veja aqui.

- Já o site Saberia, afirma que a origem veio lá do José de San Martin, general argentino. Ele chamou o outro general, Manuel Belgrano, de boludo quando o coitado tentou usar uma arma chamada ''boleadora'' que um nativo o havia dado de presente. Belgrano foi tentar usar a boleadora e se machucou sozinho, daí saiu o termo ''boludo''.

- E tem uma chica semióloga, chamada María Mensi, que diz que a palavra evoluiu do termo 'bolo' que em grego significa balão. Algo que roda e que é fácil de ser manipulado.  Mais informação aqui.

Independente de onde saiu a palavra, há vários significados e modos de uso:

- "Boludo" pode ser um xingamento equivalente a idiota, se você diz com essa intenção, ok? Por exemplo, se tem duas pessoas brigando e uma diz para a outra ''Sos un boludo''. É quase o mesmo que dizer ''Você é um imbecíl, um idiota''. 
Mas também não é tão restrito assim, você pode muito bem dizer para uma pessoa aqui, na boa: ''Che, boludo, que comida rica'', ou também pode-se usar como adjetivo: ''Esa pregunta es una boludez''.

- Você também pode usar boludo para chamar alguém: ''Boludo, venite que te estamos esperando''. Mas sempre e quando há confiança para fazer, se é amigo. Não vai dizer isso pra um taxista, por exemplo.

- Também existe a expressão ''hacerse el boludo''. Alguém que se faz de bobo, de desentendido. 

- Já a fala ''me estás boludeando'', significa ''cê tá brincando comigo?''.

E aqui embaixo uma propaganda da Fibertel (internet), mostrando várias situações engraçadas onde você pode ser chamado de boludo ehehe.



Beijocas, boludinhas.

3 comentários

  1. Adoro esses posts de vocabulário, gírias, enfim, que dizem os porteños.

    Beso

    ResponderExcluir
  2. São interessantíssimos esses posts de vocabulário!! Meus preferidos xD

    Amanda, assisto uma novela argentina -Solamente Vos- (pela internet) e tenho dificuldade para entender algumas palavras. Se você não se importar, poderia me ajudar?
    As palavras são: DESUBICADO, JODA/JODER, CARGAR (Ex: Me estas cargando?) e CACHO/CACHITO.

    Obrigado!! =)

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .