Ilustradores: para alegrar o dia!

11 de abr. de 2013

Girls, hoje tem participação especial da Naiara do Pindalolas. Eu escolhi ela para fazer um Guest Post porque adoro o blog dela e porque sabia que ela ia escolher um assunto que vocês ainda não tivessem visto por aqui. Thanks, chica!

Quando a Amanda me convidou para fazer esse Guest Post, tive dois desafios: “O que ainda não tem no Buenos para Chicas?” e “Como escolher um assunto nessa Buenos Aires linda de meu Deus?!”. Uma das coisas que mais gosto por aqui é o trabalho dos ilustradores argentinos. Os desenhos são super bem feitos, usam o humor para retratar situações do dia a dia, alguns aproveitam para fazer algumas críticas políticas, mas, acima de tudo, nos ajudam a levar a vida de uma forma mais leve. Fiz aqui uma seleção dos meus preferidos:

Liniers
Todos os dias procuro qual é nova tirinha dele! Sem dúvida é meu top 1! Liniers,é o pseudônimo de Ricardo Siri. Desde 2002 publica a série Macanudo, composta por vários personagens: pinguins,“Martincito y su amigo imaginario Olga”, o próprio Liniers (que desenha a si mesmo como um coelho). Meus personagens preferidos são os duendes e “Enriqueta e seu gato Fellini”. Além de ter livros publicados (a série Macanudo já está em sua sétima edição), está presente nos jornais Folha de São Paulo (desde 2010) e La Nación (desde 2002). Site: www.macanudo.com.ar - Facebook: @porliniers


Quino
Acredito que ele seja o ilustrador mais famoso e conhecido em todo o mundo como “o pai da Mafalda”.
Quino nasceu em Mendoza. Abandonou a Faculdade de Belas Artes determinado a desenhar quadrinhos. Mafalda foi publicada nos jornais argentinos entre 1964 e 1973. A personagem apareceu pela primeira vez em 1962 ( mas Quino considera que o aniversário se dá em 29 de setembro de 1964, dia em que foi publicada pela primeira vez na imprensa). Mafalda é uma garotinha um tanto quanto questionadora: questiona a vida, a política, a ciência, os comportamentos de seus pais e de seus amigos, que tanto afligem sua infância. As tirinhas receberam (e ainda recebem) diversos prêmios e já foram traduzidas para mais de 20 idiomas. Site: www.quino.com.ar/mafalda - Facebook: @MafaldaDigital


Pum Pum
Ao caminhar pelas ruas de Buenos Aires, você provavelmente vai encontrar em alguma parede, muro, postes e até em latas de lixo, o desenho de uma menina loira com franja e botas de salto alto. Ou então um simpático e sorridente gato. Esse é o trabalho de Jimena (Pum Pum). A artista diz que não revela publicamente seu nome porque não está interessada em se expor. Para ela, o mais importante é que conheçam os seus desenhos. Em uma entrevista, contou que uma vez estava andando pela rua e encontrou uma caixa de interruptor de luz. Disse que parecia a moldura de um quadro, então ela PRECISAVA desenhar! Fez um coelho. De repente, viu umas luzes de sirene atrás dela e, quando se virou, havia dois policiais. Um deles disse: "Foi você que desenhou esse coelhinho?" E ela respondeu que sim. 
Ele disse "Parece bonito, mas ..." e fez um sinal com a mão para ela ir embora. Percebeu que não era vandalismo e sim, arte. Site: www.pum-pum.com.ar - Flickr: www.flickr.com/photos/pum_pum  - Facebook: @holapumpum


Agustina Guerrero
Conheci o trabalho dessa ilustradora há pouco tempo. E me encantei! Além disso, combina muitíssimo com o Buenos Aires para Chicas! Porque? Vai vendo... Agustina Guerrero nasceu em Chacabuco (Argentina), mas atualmente vive em Barcelona. Tem 30 anos e retrata todos os dilemas femininos, todas as nossas manias (aquelas que nós nunca revelamos), tudo aquilo que passa pela nossa cabeça. Segundo a própria artista: “Desenho na rua, desenho no trabalho, desenho no banheiro, desenho comendo, desenho dormindo. Desenho porque amo!”. Os desenhos são divertidíssimos! Inspiradores e revelam muito bem o universo feminino! Site: guerreroagustina.blogspot.com.ar - Facebook: @diariodeunavolatil


Gracias, Naiara! Meninas, sigam o Pindalolas no facebook também.

7 comentários

  1. eu tb gosto mto do 'dibujante' tute.

    só uma observação, qdo a naiara diz que o macanudo já está na sétima ed. isso no brasil? pq aqui na argentina já está no nono.

    ótimo post! beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma outra ilustradora portenha muito boa! A Julieta Arroquy desenha a Ofélia, personagem que também mostra os dilemas femininas de forma divertida.

    http://julietaarroquy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Naiara! Post mega cultural! Aliás, acompanho o Pindalolas desde que a família chegou em Buenos. Todos muito fofos! Beijos! :)

    ResponderExcluir
  4. Imagina Amanda! Sempre um prazer poder colaborar com o Buenos para Chicas!Sou fã do seu trabalho e você sabe disso!
    Respondendo a Lira: realmente já está na nona edição, obrigada pela correção! =)
    Dani, seja sempre muito bem vinda! Obrigada pelo carinho com o Pindalolas!
    Beijos chicas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda, adoro seu blog! Preciso de uma ajudinha com todo seu carinho. Vou pra bue em maio comemorar os 50 anos da minha mamy, tem algum lugar para me indicar? Eu queria proporcionar algo super especial, pois ela merece.

    Muuuito obrigada, beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. adorei descobrir que o pum pum é o pum pum e a agustina guerrero! delícia, chicas! beijos

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .