Horários Porteños

19 de set. de 2013

Brasil é um país tropical logo, é normal ver horários diurnos na programação (principalmente para quem mora em praia). Tudo começa cedo e termina cedo. Com algumas raridades na programação é sempre antes das 5h que você volta para casa, no caso de balada. 

Aqui em Buenos a coisa é BEM diferente. Porteño tem mania de fazer tudo muito tarde. Mas muito mesmo e isso acaba influenciando na tua programação de viagem, por isso vou salvar tua vida com um esquema de horários para imprimir e trazer pra cá.

Durante a Semana
Porteño sempre dorme tarde. Me lembro que quando eu estava no colegial, tinham umas colegas que chegavam dizendo.

Eu: ''A que hora te fuiste a dormir?''.
Fulana: ''A las 2h.''
Eu: ''Pero, boluda! Son 7 de la mañana, no dormiste nada.''
Fulana: ''No, está bien, 5 horas resuelven. 
Como mucho me voy a dormir a las 12h, antes no, no puedo.''

Benzadeus, queria eu poder dormir tão pouco, ou não: também não é saudável. 
Enfim, porteño não dorme cedo. Prova disso são os programas de TV de maior audiência que terminam tarde, tipo meia noite. Desde que eu vim morar aqui nunca mais consegui dormir cedo, não sei porque. Buenos Aires é tão noturna que é normal ir dormir meia noite, uma da manhã.
Pois muito bem, indo dormir entre as 12h e 1 da matina, você acorda umas 8h. E geralmente entra às 9h no trabalho. Uma hora para chegar é suficiente. 
Portanto, comércio não abre antes das 10h (não adianta). O que você vai encontrar aberto são os mercados, cafés que madrugam (tipo Starbucks, Martinez) e padarias. Ah, farmácias também. Mas de resto, nada, esquece, ok?


E ainda, argentino é tão boemio que quando é meio dia, eles ainda estão falando ''buen día''. Vai vendo. Bueno, meio dia é o horário - no trabalho - que o pessoal saí para comprar comida, mas não necessariamente o horário que você vai comer. Nunca tem ninguém comendo meio dia.
O horário mesmo pro almoço é 1h30 da tarde, umas 2h também. Esse seria o horário mais porteño de almoço, ok? Quem trabalha fica uma hora comendo, quem não fica até umas 4h da tarde, seguido de uma siesta. Argentino tem muita mania de siesta.

Passado o almoço, a merienda de la tarde rola lá pelas 17h/18h. Sempre é um cafezinho bem gostoso. As crianças saem do colégio nessa hora e muitas vezes emendam a saída do colégio e acompanham a mãe num café da esquina. Acho fofo.

E pois bem, quem come umas 18h não tem fome até umas 21h, pelo menos. É nessa hora que a janta começa a ser preparada, o que leva o argentino a comer entre 22h-23h. Tarde, sim, sabemos. E quem come às 23h não vai dormir direto.

Portanto dica: para almoço umas 13h30 é um horário bom, para merienda de la tarde entre 16h e 18h, para janta a partir das 21h30 (máximo), mas o normal é as 22h.


Depois da janta, vem o bar. Chegando umas 23h, meia noite é um horário legal. Mas sempre tem gente que chega uma da matina, etc. Isso porque os bares aqui ficam abertos até umas 4h da manhã no máximo, e depois a balada começa a bombar mesmo às 3h da manhã e rola até umas 6h30 da matina do outro dia. Um rolê né? Pra quem não está acostumado é cansativo, mas pensando que Buenos é noturna, faz todo sentido.

Final de Semana
No final de semana a coisa muda, e fica mais tarde ainda. Porteño acorda super tarde e capaz que você veja um povo tomando café lá pro meio dia (por isso os brunchs aqui são um sucesso, post aqui de brunchs). E claro, tomando café meio dia, só lá pras 2h 30 da tarde que você vai ter fome, e logo mais tarde ainda vai pra merienda (tipo 19h) e só vai jantar lá pelas 23h. Vai pro bar a 1h da manhã e pra balada às 4h. E ainda vai chegar em casa às 8h com fome, não vai ter nada aberto e você vai querer ir tomar café da manhã no McDonald's (como comentei nesse post aqui). Ou seja, é bommm saber esses horários pra não ir jantar às 20h e ainda não ter comida, ou ir tomar café da manhã às 9h da matina e ainda o café não estar aberto.

Resumo...

Durante semana:
10h: café da manhã.
13h30/ 14h: almoço.
17h/ 18h: merienda.
22h: jantar.

Final de semana:
10h-12h: café da manhã.
14h30: almoço.
17h/ 19h: merienda.
22h30: jantar.

Beijocas.

10 comentários

  1. Hahaha pior que me acostumei demais com esses horários, que agora que voltei pro Brasil acho até estranho jantar tão cedo! :P

    ResponderExcluir
  2. Eu amo estes horarios! Por isso amo esta cidade...

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que mais amo em Buenos Aires é essa vida noturna! Te juro que nasci na cidade errada, tenho NADA em comum com o Rio de Janeiro!
    Legal também ver como isso é cultural. Em julho comprei um livro aí chamado "Aguafuertes Cariocas" do Roberto Arlt e nele um cronista argentino vem morar no Rio de Janeiro na década de 30 para escrever crônicas sobre a cidade. Pois bem, uma das crônicas se chama "Y la vida noturna, donde estás?" porque ele não se conforma com o fato dos cariocas irem para a cama as 20h (isso na década de 30) e sempre lembra que, em Buenos Aires, as 23h estaria terminando de jantar para tomar um licor e fumar um cigarro na Corrientes =)

    ResponderExcluir
  4. Jesus... o que eu façó com a minha filha?! rsrs..

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, o horário pra tomar café pode ser mais cedo. Se você chega na Continental por volta das 9h /9:30 as medialunas já quase não existem mais... Rsrs! Mas se tem algo que eu adorooooo nesses horários portenhos é essa saidinha pro café da manhã/café da tarde. E, principalmente o café da manhã que dura tipo uma hora entre tomar um café com leite, comer 2 ou 3 medialunas e ler jornal! :-)

    ResponderExcluir
  6. Eu funciono em horário porteño, mesmo morando no Rio de Janeiro... rs

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda! Vi que você não mora mais em Buenos, mas sabe onde encontro uma programação noturna de lá para a prósima semana? Tipo shows e baladas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei feliz em saber. Chego 22:45 (no AEP) e vou para Santiago no outro dia no fim da tarde. Consigo fazer reserva para um Restaurante bem legal 23:30? No Cabaña Las Lilas é só até as 23:00. Tem alguma outra dica?

    ResponderExcluir

SUBIR
Buenos Aires para Chicas . Todos os direitos reservados. © Maira Gall .